Skip to main content

Alimentação e disposição para o dia-a-dia

prosaude
16/08/2022
Alimentação e disposição para enfrentar o dia-a-dia tem uma relação íntima.  É vital a importância que existe entre a alimentação e a disposição! Vital porque alimentação inadequada gera, exatamente, resultado inverso, ou seja, indisposição, cansaço, sonolência, obesidade. Reside aí, justamente, nesta questão, o centro da atenção que precisa ser dada à alimentação (saudável e equilibrada) […]

Alimentação e disposição para enfrentar o dia-a-dia tem uma relação íntima. 

É vital a importância que existe entre a alimentação e a disposição!

Vital porque alimentação inadequada gera, exatamente, resultado inverso, ou seja, indisposição, cansaço, sonolência, obesidade.

Reside aí, justamente, nesta questão, o centro da atenção que precisa ser dada à alimentação (saudável e equilibrada) para que ela seja transformada em força, disposição, bem-estar e saúde.

O estilo de vida moderno está deixando muitas pessoas cada vez mais cansadas. Na grande maioria dos casos, portanto, o que leva à indisposição é alimentação inapropriada e desequilibrada.

Alimentação saudável

De acordo com nutricionistas, a pessoa que se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, transforma o alimento mais facilmente em energia. Já a que que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, gasta mais energia.

Em contrapartida, hábitos alimentares não-saudáveis geram cansaço e sonolência. O cansaço do dia-a-dia, diante desta perspectiva, nem sempre vem do trabalho ou de outros fatores, já que, muitas vezes, resulta de alimentação pobre em nutrientes essenciais.

A pessoa é o que come

O ditado popular afirma que “a pessoa é o que ela come”. Isto é verdadeiro, porque são os nutrientes dos alimentos que abastecem as células e constituem o corpo.

Pelo fato de a alimentação influenciar diretamente a produtividade, em muitos casos há a necessidade de aderir à reeducação alimentar, evitando, assim, série de problemas como indisposição, fadiga, má digestão, e, até mesmo, sérios danos à saúde mental e física.

Alimentação saudável e balanceada é, portanto, a base para fornecer os nutrientes necessários para realizar as atividades do dia-a-dia com eficiência, porque ela gera, exatamente, mais vigor e menos cansaço.

Má alimentação é sinônimo de saúde fragilizada, vulnerável e baixo desempenho.

Alimentação errada gera, portanto, distúrbios como a obesidade, a insônia e doenças como anemia, hipertensão, diabetes, colesterol, entre outras.

Alimentar-se bem é verdadeiro investimento pessoal em longevidade, em vitalidade e em disposição para exercer as atividades da vida, seja profissional, seja pessoal.

Alimentação e disposição na prática:

Consumir verduras, legumes, tomar bastante água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas formam conjunto de boas práticas para melhorar a qualidade de vida e, por extensão, a própria saúde.

Entre outros alimentos, a dica é comer banana, aveia integral, açaí, nozes, amêndoas, castanhas, legumes e verduras.

Linhaça, peixes, azeite extra virgem, óleo de coco, ovo, couve-flor, rúcula, agrião, brócolis e outras folhas e vegetais de cor verde-escura.

Feijão, lentilha, ervilha, abacate e batata doce são outros alimentos ricos em nutrientes.

Evitar, é claro, os alimentos nocivos, especialmente os gordurosos.

Para ter disposição, ao saciar a fome, a pessoa precisa considerar os grupos alimentares, caso dos energéticos (carboidratos), dos construtores (proteínas), dos reguladores (frutas e verduras) e dos energéticos extras (óleos, gorduras e açúcares).

Força para a vida

O conjunto de fatores (sono reparador, perfeito sistema imunológico, ausência de estresse e bom humor) que proporciona força e excelente qualidade de vida é alcançado através da alimentação enriquecida e balanceada.

Visite a Loja ProSaúde mais perto de você saiba mais sobre a relação entre Alimentação e Disposição!