Skip to main content
banner blog prosaude Apresentacao 169 1 1536x864 1

4 Dicas para driblar o estresse de fim de ano

prosaude
23/09/2022
O fim de ano muitas vezes traz consigo um turbilhão de tarefas, compromissos e expectativas. As festividades, planejamento de metas para o próximo ano e encerramento de projetos podem gerar um acúmulo de pressão e estresse. A corrida contra o relógio para conciliar tudo pode afetar emocionalmente, causando ansiedade e sobrecarga e principalmente o estresse […]

O fim de ano muitas vezes traz consigo um turbilhão de tarefas, compromissos e expectativas. As festividades, planejamento de metas para o próximo ano e encerramento de projetos podem gerar um acúmulo de pressão e estresse.

A corrida contra o relógio para conciliar tudo pode afetar emocionalmente, causando ansiedade e sobrecarga e principalmente o estresse de fim de ano. É um momento desafiador que requer equilíbrio, autocuidado e priorização para lidar com as demandas, mantendo a saúde mental e emocional em dia.

O estresse de fim de ano é causado por aquela sensação de que o ano passou correndo e você não conseguiu alcançar as metas a que se propôs.

Com o mês de setembro acabando e marcando o início do último trimestre do ano, o “sinal de alerta” se acende e começa o estresse de fim de ano e a correria para alcançar aqueles objetivos que foram estabelecidos lá em janeiro.

estresse de fim de ano

De acordo com a International Stress Management Association (Isma), o nível de estresse aumenta, em média, 75% no fim do ano: Ansiedade, depressão, tensão e problemas para dormir são alguns sintomas do aumento do estresse.

Estresse de fim de ano… sai pra lá!

O período estressante do fim de ano pode ser desafiador emocionalmente. Para evitar ser pego de surpresa por esses estados emocionais, considere algumas estratégias valiosas. Essas dicas têm o potencial de auxiliar no gerenciamento das emoções, promovendo um equilíbrio emocional saudável durante esse período agitado.

Para que esse estado emocional não te pegue de surpresa, siga algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo a gerenciar suas emoções de maneira mais eficaz e manter um equilíbrio emocional saudável:

estresse de fim de ano
Fonte: Freepick l estresse de fim de ano

Replanjar é preciso!

Replanejar é uma parte fundamental de qualquer processo. À medida que as atividades avançam, ajustes se tornam necessários. Com o início do último trimestre, revisar metas e planejamentos é essencial para garantir um fluxo suave nos próximos meses.

A reorganização das atividades permite que sejam integradas harmoniosamente nesse período, evitando correrias e garantindo uma execução mais eficiente. É uma oportunidade para reavaliar prioridades, identificar pontos de melhoria e realinhar estratégias, garantindo que os objetivos sejam atingidos de forma consistente e bem-sucedida até o final do ano.

Seja gentil consigo mesmo

Replanejar exige flexibilidade e, às vezes, abandonar metas é necessário para diminuir o estresse de fim de ano. Permita-se deixar de lado ou adiar algumas metas para o próximo ano. É crucial perdoar a si mesmo por essas mudanças e falhas. Reconheça que revisões no planejamento são parte natural do processo e não indicam fracasso.

Cultivar compaixão consigo mesmo é essencial para manter a motivação e a positividade. Ao aceitar essas mudanças, você se liberta da autocrítica e segue em frente com mais leveza e determinação para alcançar suas metas revisadas e ajustadas.

estresse de fim de ano
estresse de fim de ano l Fonte: Freepick

Não descuide da saúde

Os princípios de saúde são verdadeiros aliados contra o estresse do fim do ano! Ao priorizar esses hábitos, lembrando-se sempre da Confiança em Deus e da Moderação, é possível enfrentar os desafios do último trimestre com mais equilíbrio.

Cuidar da saúde, seja através da atividade física, boa alimentação, descanso adequado, ou mesmo mantendo uma mentalidade positiva e moderada, contribui para lidar com as demandas desse período. A prática desses princípios não apenas fortalece o corpo, mas também a mente e o espírito, ajudando a enfrentar esse período agitado de forma mais resiliente e com bem-estar.

Uma ajudinha

E para ter energia extra, que tal um combustível extra?

Cereton é o suplemento da ProSaúde que melhora o humor, combate a fadiga mental, além de auxiliar no tratamento da ansiedade e da depressão, agindo para o estímulo do hormônio melatonina (que contribui com a qualidade do sono).

O suplemento Cereton ProSaúde é o combustível extra que você precisa porque oferece Triptofano, magnésio e as vitaminas b6 , b9 e b12. Com esse auxílio, você só vai ouvir falar desse tal de estresse de fim de ano… mas não vai sentir!

Visite a Loja ProSaúde mais perto de você, e venha conhecer todos os produtos que estão ao seu dispor para melhorar sua saúde e ter uma melhor qualidade de vida!