Skip to main content
banner blog prosaude Apresentacao 169 67 1536x864 1

Alimentos que promovem o bem-estar: 8 passos simples!

prosaude
09/09/2022
Existem diversos alimentos que promovem o bem-estar emocional e físico. Venha conhecer quais são eles e aplicar na sua rotina!

Os alimentos que promovem o bem-estar são uma fonte essencial de saúde e podem ser encontrados facilmente. Desde as prateleiras do supermercado até as bancas da feira, uma variedade de opções saudáveis está ao nosso alcance. É provável que agora mesmo sua geladeira esteja repleta desses alimentos nutritivos.

Frutas frescas, vegetais coloridos, grãos integrais e proteínas magras são exemplos de Alimentos que promovem o bem-estar. Esses alimentos não só fornecem nutrientes essenciais, mas também apoiam a saúde geral, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo energia e vitalidade. Priorizar essas escolhas alimentares pode ser um passo fundamental para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Você pode até pensar que qualquer alimento é capaz de promover a alegria, a saúde e o bem estar, já que comer é prazeroso. Ou que doces, por seu sabor extraordinário, sejam os grandes promotores do bem-estar.

Alimentos que promovem o bem-estar
Fonte: Freepick

No entanto, existem alguns alimentos capazes de estimular áreas do cérebro e promover estímulo para a produção de importantes hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

Alimentos que promovem o bem-estar

Naturais, esses “super-alimentos” não são difíceis de encontrar e fazem parte da alimentação diária da maioria das pessoas. Veja alguns:

Banana, Amendoim, Castanha de Caju, Ervilha

Viu?! Eu falei que esses alimentos que promovem o bem-estar podem estar bem aí, ao alcance de suas mãos!

Alimentos que promovem o bem-estar
Alimentos que promovem o bem-estar | Fonte: Freepick

Banana, Amendoim, Castanha de Caju, Ervilhasão ricos em um aminoácido essencial que atua junto à vitamina B3 (niacina) no cérebro: o Triptofano. Essa molécula ajuda o corpo a produzir serotonina, o nerotransmissor mais conhecido como “hormônio da felicidade”

Abacate, Sementes de Girassol, Gérmen de trigo, Batata-doce, Melado de Cana

Esses alimentos são fontes naturais de vitamina B5, importante nutriente na regulação do hormônio do estresse: o Cortisol.

Outro problema do excesso de cortisol no organismo é que este hormônio estimula o acúmulo de gordura corporal.

Kiwi, Mexerica, Morango, Acerola, Manga, Cenoura

Esses são alimentos que promovem o bem-estar porque são fontes de vitaminas: A, C e E.

As vitaminas antioxidantes tem a capacidade de atrasar e até de inibir a oxidação celular, ou seja, reduzir o impacto do processo natural de envelhecimento das células.

Dessa forma, colaboram com a saúde e a perenidade da capacidade cerebral

Espinafre, Couve, Brócolis, Beterraba, Couve de Bruxelas

Esses são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B e minerais que são colaboradores do desenvolvimento do cérebro.

Alimentos que promovem o bem-estar
Alimentos que promovem o bem-estar | Fonte: Freepick

Esses nutrientes são essenciais para a formação dos componentes dos neurônios, melhorando o seu funcionamento.

Alimentação Saudável: Um dos oito princípios de saúde

Se você acompanha nosso blog, já sabe que não se faz saúde apenas com boa alimentação, não é mesmo?

Embora esses alimentos citados sejam mesmo fontes naturais de nutrientes que colaboram com a saúde cerebral (combatendo a depressão, a ansiedade e o stress) eles pouco (ou nada) podem fazer por sua saúde se outros hábitos saudáveis não forem cultivados.

Para saúde total, é preciso dar atenção aos hábitos: Água, ar puro, atividade física, luz solar sono, moderação, confiança em Deus, e claro… alimentação!

  1. Água: Fundamental para o corpo humano, a água é essencial para a hidratação. Alimentos ricos em água, como pepino, melancia e alface, ajudam a manter o corpo hidratado.
  2. Ar Puro: Embora não seja um alimento, o consumo de alimentos frescos e orgânicos, como frutas e vegetais, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais capaz de lidar com toxinas ambientais.
  3. Atividade Física: Nutrientes adequados são essenciais para sustentar o corpo durante o exercício. Alimentos ricos em proteínas, como peixes, frango, ovos, e carboidratos complexos, como grãos integrais, fornecem energia e ajudam na recuperação muscular.
  4. Luz Solar: Alimentos ricos em vitamina D, como salmão, atum e cogumelos, complementam a exposição ao sol, ajudando na absorção da vitamina e promovendo a saúde óssea.
  5. Sono: Certos alimentos, como bananas, nozes e aveia, contêm nutrientes que ajudam na regulação do sono, como o triptofano e o magnésio.
  6. Moderação: Uma dieta equilibrada, com variedade de alimentos nutritivos como frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis em quantidades adequadas, é essencial para a moderação.
  7. Confiança em Deus: Aqui entra a importância de uma alimentação que respeite o corpo e a natureza, optando por alimentos naturais, minimamente processados e cultivados de maneira sustentável.
  8. Alimentação: Alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e sementes, são fontes de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.

Dessa forma, corpo e mente serão saudáveis!

Você encontra diversos alimentos que promovem o bem-estar e suplementos de vitaminas e minerais na Loja ProSaúde mais próxima da sua casa!