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Produtos naturais são uma boa opção de negócio? Entenda aqui!

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prosaude
06/09/2019
Saiba porque investir em um negócio próprio, como licenciadas, revendas ou franquias de produtos naturais, é uma grande oportunidade!

Empreender exige, além de assertividade nas escolhas, planejamento e estratégias consistentes, um bom olhar para as oportunidades de mercado. Um empreendimento leva tempo, pois requer conhecimento sólido da área em que se pretende definir. Nesse contexto, as lojas de produtos naturais representam um investimento seguro, com retorno acima das expectativas.

Descubra neste artigo como é o mercado de vendas de produtos naturais, por que ele cresce a cada ano no país e por que você deve apostar neste ramo.

Produtos naturais

Como é o mercado de produtos naturais?

Montar um negócio sempre nos deixa em dúvida em vários sentidos. Diante dessa situação, adiantamos que a segunda opção geralmente oferece diversas vantagens, especialmente se o segmento for consolidado e apresentar um crescimento exponencial.

Ressaltamos que o mercado de franquias, revendas e licenciamentos de produtos naturais é um dos dois para se entrar, apresentando dados consistentes que demonstram a melhor relevância do setor.

O mercado de produtos naturais no Brasil e no mundo

Segundo uma pesquisa de 2017 da agência Euromonitor International, o mercado de alimentação saudável cresceu em média 12,3% desde 2012. O estudo também mostrou que, apenas em 2016, o setor alcançou a marca de R$ 93,6 bilhões em vendas no Brasil. Esses números significativos indicam uma mudança radical no estilo de vida de muitas pessoas. Os motivos para essas mudanças de comportamento são variados, desde a transição de dependência até doenças que bloqueiam restrições alimentares.

Um outro dado que reforça a tendência de uma alimentação mais saudável é o relatório “The Top 10 Global Consumer Trends For 2017” da Euromonitor. Uma pesquisa concluiu que 79% dos entrevistados em todo o mundo afirmaram estar melhorando gradativamente suas refeições por produtos mais saudáveis. No Brasil, 28% da população já considera o consumo de alimentos de alto valor nutricional como muito importante para a saúde e para o dia a dia. Uma parte específica da sociedade brasileira prioriza a compra de produtos naturais e sem conservantes.

grafico de barras digital crescente com sobreposicao de mao de empresario

Uma indústria alimentar promissora em longo prazo

O estudo aprofundado pela Euromonitor também revela que a indústria de alimentos saudáveis ​​tende a crescer significativamente nos próximos anos. Em 2019, a expectativa de crescimento desse nicho era de 50%, movimentando uma parte substancial do mercado nacional — cerca de R$ 110 milhões. A análise prevê ainda que a tendência de crescimento do setor de produtos naturais será de 3% ao ano, até 2022. Este é um número expressivo que indica um potencial sólido para abrir uma loja neste segmento e lucrar significativamente com a categoria da indústria alimentar.

Quais são as maiores tendências na venda de produtos naturais?

A indústria de alimentos saudáveis ​​é extensa e abrange uma variedade de produtos com alto potencial de vendas. Esta característica é uma vantagem notável da categoria, pois um mix de produtos amplo e diversificado atrai diferentes perfis de consumidores.

A seguir, destacamos algumas das categorias mais promissoras no mercado de produtos naturais e o público-alvo de cada uma:

Produtos vegetarianos e veganos

A categoria de alimentos vegetarianos atende ao público que evita carnes, mas ainda consome alguns alimentos de origem animal, como queijo, leite e manteiga. Já os veganos excluem totalmente alimentos de origem animal, optando apenas por produtos vegetais. No Brasil, os vegetarianos já representam 15,2 milhões de pessoas, cerca de 8% da população, segundo pesquisa do Ibope, indicando que abrir uma loja com um mix de produtos vegetarianos e veganos pode ser bastante lucrativo.

Alimentos sem lactose

A intolerância à lactose obriga quem sofre com esse problema a procurar produtos da categoria “zero lactose”. Segundo uma pesquisa da Agência Brasil, cerca de 40% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, evidenciando um mercado significativo que precisa de atenção.

Produtos livres de glúten

A doença celíaca afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Alimentos com o selo “Zero Glúten”, “Livre de Glúten” ou “Gluten Free” são essenciais para esse público. Abrir uma loja de produtos naturais que oferece esses produtos pode atender a uma necessidade crítica, especialmente em áreas onde o acesso é limitado.

Dieta de linha

Os produtos da linha diet são essenciais para pessoas com condições como diabetes, que precisam de uma dieta controlada em açúcares. Com cerca de 12,5 milhões de diabéticos no Brasil, segundo a Federação Internacional de Diabetes, uma loja que oferece esses produtos pode atender a uma demanda crescente.

Considerações finais

Após explorar as oportunidades do mercado de produtos naturais, fica evidente que este é um bom momento para investir no setor. A ProSaúde, com 14 anos de mercado, oferece uma ampla gama de produtos e um modelo de negócio flexível que atende a diversas necessidades de indivíduos. Conheça as lojas da ProSaúde pelo Brasil e descubra os diferentes modelos de negócios disponíveis, todos feitos sob medida para cada tipo de investimento.

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A empresa possui mais de 100 produtos com marca própria e uma indústria de alimentos funcionais, com as linhas sem glúten, diet, sem lactose e integrais. Além de diversos treinamentos com um Naturopata para a indicação e tratamento da saúde. É incrível!

Vale reforçar que a ProSaúde não é restrita a apenas um padrão de negócio, mas sim atende diversas necessidades de empreendimento, com modelos de negócio sólidos.