Quer ser uma empreendedora, mas tem medo? Saiba como ter mais segurança aqui!

Arriscar empreender nem sempre vem acompanhado só de confiança e valor para ser investido. Muitas vezes, a sensação de insegurança vem à tona. Porém, saiba que há várias formas de vencer o medo de abrir o próprio negócio e transformar as suas ideias em ações para realizar seu sonho.

Antes de se aprofundar no assunto, você deve saber que o medo é um sentimento comum de qualquer pessoa que vai abrir o próprio negócio. Claro, há diferentes níveis e formas como cada pessoa lida com essa sensação, mas contornar esse medo é o que vai definir suas escolhas com segurança.

Se você sempre teve vontade de abrir o próprio negócio, mas ainda não chegou à ação por medo, não pode deixar de ler este artigo. Descubra como tirar a sua ideia de negócio do papel e fazê-la acontecer de verdade!

Faça uma avaliação analítica de oportunidades para vencer o medo de abrir o próprio negócio 

Entrar de cabeça na hora de abrir um comércio próprio é mais simples se você tiver segurança sobre os passos que dará rumo ao seu sonho. Para que você cumpra essa etapa importante na hora de vencer o medo de abrir o próprio negócio, analise friamente o mercado em que busca atuar.

Seja de produtos naturais, cosméticos ou outro nicho de mercado, é essencial que você conheça as práticas do setor, modelos de lojas, tipos de públicos-alvo, entre outros fatores.

Toda essa reunião de informações dará as referências certas que nortearão as suas escolhas e também vão melhorar o seu olhar de negócio. Estude dados, pesquisas, siga especialistas na área, converse com profissionais do mercado e sempre busque informações relevantes sobre o segmento.

Assim, será praticamente impossível abrir um novo negócio que se sustenta em modismos e é passageiro e, no lugar,  o ideal é abrir um comércio que é tendência sólida de mercado.

Foque em um nicho específico de mercado e estude-o bem

Assim como outras escolhas na vida profissional, quanto mais especificidade você tiver sobre determinado campo em que quer atuar, melhor será a sua atuação. Diante dessa dica, foque os seus esforços em um nicho de mercado que abrange com maior precisão um público e produtos específicos.

Abrir um comércio de nicho também é mais seguro do ponto de vista de estruturação de negócio. Pense que, ao se concentrar em uma determinada área, você terá maiores chances de acertos, se comparado a criar um negócio que busque “atender a todos”. Na maioria dos casos, este segundo modelo não atende ninguém bem e não consegue ter êxito.

O modelo de franquias oferece bastante espaço nesse sentido de nichos e conta com suporte da franqueadora, o que ajuda muito em sua empreitada, principalmente no início.

Verifique o quanto de suporte você terá, se for investir em uma marca já existente

Como parte estratégica para perder o medo de abrir o próprio negócio, avalie a possibilidade de investir em um segmento consolidado no mercado. Por exemplo, as marcas licenciadas, revendas e até as franquias têm a vantagem de ser aceitas por um público que, muitas vezes, não precisa ser conquistado do zero, como uma loja própria deve fazer.

Caso ainda opte por esse modelo de negócio, estude o suporte e a garantia que a franqueadora oferece ao licenciado ou franqueado. Desse modo, você pode preparar sem medo nenhum a sua entrada no mundo das mulheres empreendedoras, com segurança garantida.

Analise também casos de outras mulheres e empresários que trilharam o caminho que você quer percorrer e veja as dificuldades e êxitos que tiveram. Aprender com os erros e acertos dessas pessoas fará com que você conheça os próprios passos que deve dar e tenha expectativas reais sobre o negócio.

Avalie a concorrência do segmento em que você quer atuar

Antes de abrir o próprio comércio, avalie a concorrência também, para saber o que oferecem as redes que disputam a mesma fatia do mercado com você. Escolha desde concorrentes grandes a menores, para ver como cada um se posiciona perante a mesma área.

Entender como os concorrentes se destacam com produtos ou serviços diferenciados vai fornecer a você um olhar panorâmico e apurado sobre o empreendimento. Também é fundamental descobrir os pontos fracos dos concorrentes, pois é neles que o seu negócio deve atuar para se diferenciar.

Desse modo, além de você receber um reforço para perder o medo de abrir o próprio negócio, o seu comércio terá tudo para aparecer à frente da concorrência para os clientes.

Pense na possibilidade de fazer uma sociedade

Trazer para o seu novo negócio uma pessoa capacitada e que te dê apoio para seguir rumo ao sucesso é uma boa ideia de negócio. Apostar nessa ação não é apenas dividir custos para abrir de fato um negócio, mas também compartilhar conhecimentos e especialidades, sempre focando no que você é melhor.

Na verdade, não existe uma empreendedora que reúna tudo o que as empresárias de sucesso têm de qualidades. Por isso, a união de pessoas com capacidades complementares resulta em melhores ações para o negócio.

Portanto, se você é excelente em administrar, mas não é habilidosa para se comunicar com a equipe e delegar tarefas, isso pode ser feito por um sócio ou sócia experiente no assunto. Dessa maneira, o negócio flui muito mais fácil e os ganhos em produtividade também serão expressivos, contribuindo para que o seu foco e o do negócio não se percam.

Tenha um plano de negócios

Elabore um plano de negócios consistente. Mais conhecido no mundo empresarial como business plan, é esse documento que vai guiar os seus passos para abrir um comércio.

De forma bem simples, o plano de negócios é um documento que reúne todos os pontos estratégicos de sua ideia de empreendimento com a missão, visão e valores. A partir dele, fica muito mais prático visualizar o que deve ser feito e seguir um caminho mais seguro, que será eficaz na hora de fazer você perder o medo de abrir o próprio negócio.

Se você precisa de um auxílio consistente para impulsionar a sua ideia de negócio e trazer muitas vendas, observe o modelo da ProSaúde. A empresa tem uma área de apoio ao licenciado, que oferece suporte completo para você começar seu novo negócio, do marketing à montagem das lojas.

A ProSaúde foi fundada em 2000 e possui mais de 100 itens com marca própria e uma indústria inteira de alimentos funcionais! Além disso, a empresa traz um time de especialistas em gestão de lojas, focados em entregar as melhores práticas de gestão e liderança no segmento de produtos naturais. Desse modo, fica muito mais simples perder o medo de abrir o próprio negócio, não é verdade?

Mas, para te deixar ainda mais tranquila ao abrir sua própria empresa, a ProSaúde ainda se mantém sempre atualizada, para garantir uma visão muito mais estratégica para o negócio, trazendo para os licenciados treinamentos anuais para gerar equipes qualificadas e aumentar as vendas!

Conheça a rede de lojistas da ProSaúde e veja os modelos de lojas de sucesso da rede de franquias! Confira um vídeo institucional e conheça melhor a ProSaúde:

 

 
 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: