Skip to main content
pills with zinc zn element spoon dietary supplements vitamin capsules 3d illustration scaled e3721b1b

5 alimentos ricos em zinco que você precisa incluir na alimentação para fortalecer a imunidade

873ce7673e32ec007df8ad8c19e7ce41
prosaude
02/05/2025
O zinco é um mineral essencial para a saúde e o bem-estar de forma geral, e está presente em muitos alimentos. Pensar na alimentação é uma tarefa muito importante, não apenas para manter um estilo de vida saudável e regrado, mas também para garantir que nosso corpo tenha os nutrientes necessários para funcionar bem. Dentre […]

O zinco é um mineral essencial para a saúde e o bem-estar de forma geral, e está presente em muitos alimentos.

Zinco
Zinco

Pensar na alimentação é uma tarefa muito importante, não apenas para manter um estilo de vida saudável e regrado, mas também para garantir que nosso corpo tenha os nutrientes necessários para funcionar bem. Dentre os inúmeros nutrientes essenciais, alguns minerais se destacam, como o zinco. Por não ser produzido pelo corpo humano, é fundamental atentar-se ao consumo de alimentos que contenham esse mineral poderoso.

Encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, o zinco é responsável por auxiliar no funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico e muito mais. Mas como saber quais são os melhores alimentos ricos em zinco para incluir na rotina? E para que serve esse mineral? A ProSaúde preparou um mini guia para te ajudar nessa missão. Confira a matéria completa!

Para que serve o zinco?

pills with zinc zn element spoon dietary supplements vitamin capsules 3d illustration
Pills with zinc Zn element in the spoon. Dietary supplements. Vitamin capsules. 3d illustration

O zinco é um mineral muito importante para o funcionamento do organismo, atuando em diferentes funções, como a produção de enzimas que participam na formação do DNA e RNA das células. Ele também tem uma participação relevante no sistema imunológico, auxiliando as células de defesa, além de exercer ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Esse mineral ainda auxilia no funcionamento do sistema nervoso, participa da produção de colágeno (sendo fundamental para a cicatrização da pele) e influencia hormônios, como na regulação da testosterona, da insulina e no funcionamento da tireoide.

5 alimentos ricos em zinco para incluir na rotina

Saúde dos Olhos

Esse micronutriente pode ser encontrado em alimentos de fontes animal e vegetal, mas geralmente está em maior quantidade nos alimentos de origem animal. Frutas e hortaliças, por exemplo, não possuem uma quantidade significativa desse mineral. Por isso, pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas precisam compensar apostando em grãos e frutos secos, entre outros alimentos. A seguir, a ProSaúde apresenta 5 opções ricas em zinco para incluir no dia a dia:

Peixe
Além de serem fontes de zinco, os peixes também oferecem o famoso ômega-3, conhecido por melhorar a memória e reduzir inflamações. Por conterem as chamadas “gorduras boas”, os peixes auxiliam na concentração e na produção hormonal, fortalecendo ainda mais a saúde, já que o zinco também influencia em alguns hormônios. Aqui no blog, você encontra diferentes receitas com peixe para se inspirar.

Iogurte
O iogurte, além de prático e delicioso, é uma boa fonte de zinco. O leite e seus derivados oferecem cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, formando uma combinação poderosa de nutrientes para o cardápio. Sempre que possível, opte pelo iogurte natural e combine-o com frutas, nozes ou amêndoas, potencializando ainda mais a presença de zinco na refeição.

Grão-de-bico

Muito amado por quem segue uma dieta sem carne, o grão-de-bico é uma fonte de fósforo, cálcio e vitamina K, nutrientes que ajudam a manter a saúde óssea. Essa leguminosa também auxilia na redução do apetite, melhora o humor e contribui para o controle do diabetes. Versátil, pode ser utilizado em saladas, no preparo do famoso homus ou como acompanhamento em diferentes pratos.

Semente de abóbora

Pouco consumida, a semente de abóbora é riquíssima em nutrientes essenciais para o organismo. Além do zinco, contém magnésio, ferro, proteínas e fibras, aumentando a sensação de saciedade. É considerada um antioxidante natural e é muito apreciada por veganos e vegetarianos. A semente de abóbora faz bem para o coração, fortalece a imunidade e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para incluí-la na alimentação, você pode acrescentá-la a biscoitos caseiros, consumir como snack ou usar para incrementar risotos cremosos, por exemplo.

Carne bovina

A carne vermelha é uma das principais fontes de zinco na alimentação. Também é rica em magnésio, vitaminas do complexo B, ferro e proteínas. Contribui para a prevenção da anemia e para o ganho de massa muscular. Além disso, é fácil de incluir na rotina alimentar, sendo uma opção clássica para o almoço e jantar. No blog da ProSaúde, você encontra inúmeras receitas com carne para se inspirar.

Fique atento ao excesso de consumo de zinco

nut autumn concept

Embora o zinco seja um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo, seu excesso pode causar efeitos negativos. Consumir zinco em excesso pode fazer com que o mineral aja como oxidante nas células, prejudicando-as em vez de protegê-las. O excesso também pode interferir na absorção de outros nutrientes, como cobre e ferro, além de provocar sintomas como enjoo, vômito e dores abdominais.