higiene do sono

Você sabe o que é Higiene do Sono?

Higiene do sono pode ser definida como um conjunto de práticas e hábitos que visam melhorar a qualidade do sono.

Muitos podem ser os motivos para que pessoas tenham dificuldades para dormir, sono agitado, insônia ou acordem várias vezes durante a noite. O sono ruim pode estar associado a hábitos do dia a dia que prejudicam o equilíbrio entre os hormônios: Melatonina (relacionado ao sono) e Cortisol (relacionado ao despertar).

Para que o sono seja longo, profundo e satisfatório, é preciso mais do que dormir. Repita algumas ações até que se tornem hábitos e veja a qualidade do seu sono melhorar!

Alguns dos principais hábitos higiene do sono são:

  • Não utilizar o quarto e a cama para atividades como trabalhar e estudar;
  • Estabelecer uma rotina pontual para a hora de dormir e para acordar;
  • Desligar eletrônicos cerca de três horas antes do horário de dormir;
  • Fazer uma refeição leve cerca de duas horas antes de dormir;
  • Tomar um banho morno e demorado antes de dormir;
  • Realizar uma prática relaxante de sua preferência: Leitura leve e sem compromisso, ouvir música orquestrada, fazer exercícios de alongamento ou exercícios respiratórios, etc.;
  • Tornar o ambiente (quarto) completamente escuro;

Vale lembrar que a higiene do sono estabelece uma regra “Você só dorme se estiver com sono”. Portanto, se mesmo seguindo essa rotina, você deitar e não conseguir dormir, deve se levantar, ir para outro ambiente da casa e repetir a prática relaxante como ler um livro ou escutar boa música até que sinta sono.

Outros hábitos que colaboram com a higiene do sono:

Outros hábitos podem colaborar indiretamente com a qualidade do sono no dia-a-dia. Portanto, se seu sono é agitado ou você demora a pegar no sono, passe a viver esse há

Abstinência de estimulantes

Abster-se de alimentos e bebidas estimulantes pode ajudar indiretamente a qualidade do sono. Pode até parecer que tomar um cafezinho no início do dia não vai afetar o descanso noturno. No entanto, a cafeína pode ficar por até 72h no organismo, estimulando o sistema nervoso. Esse é apenas um exemplo de alimento estimulante, porém existem muitos outros em nosso dia-a-dia.

Experimente substituir café, chocolate e bebidas alcoólicas por bebidas relaxantes. Uma saborosa opção é o Chá Harmoniz, da ProSaúde!

Atividade física

A atividade física é um hábito regulador dos hormônios. Portanto, com a prática regular de atividade física, os hormônios (como a Melatonina, regulador do sono) tendem a se equilibrar, favorecendo a qualidade das horas de descanso.

Luz solar

Parece simples de entender, mas pouca gente pratica o hábito de tomar sol diariamente. As atividades ao ar livre colaboram com a percepção cerebral entre dia e noite, fazendo com que o sono melhore. É também sob o sol que o corpo produz o importante hormônio mais conhecido como vitamina D, equilibrando os hormônios responsáveis pelo dormir e despertar!

Suplementação

Sim, a suplementação pode colaborar com a qualidade do sono.

Utilize também Melatonina ProSaúde, o suplemento que colabora com a higiene do sono!

Visite a Loja ProSaúde mais próxima da sua casa e saiba mais sobre esse produto!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: