Skip to main content
portrait smiling happy woman scaled 30a7e3ea

10 alimentos ricos em vitamina C para sua imunidade ficar nas alturas

873ce7673e32ec007df8ad8c19e7ce41
prosaude
29/04/2025
As mudanças bruscas de temperatura e o clima seco, característicos desta época do ano, exigem bastante da imunidade. Por isso, gripes e resfriados são muito comuns, assim como outros problemas respiratórios. Nesse contexto, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode ser uma carta na manga para evitar uma série de enfermidades. A vitamina […]

As mudanças bruscas de temperatura e o clima seco, característicos desta época do ano, exigem bastante da imunidade. Por isso, gripes e resfriados são muito comuns, assim como outros problemas respiratórios. Nesse contexto, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode ser uma carta na manga para evitar uma série de enfermidades.

Vitamina C
Vitamina C

A vitamina C desempenha um papel fundamental no organismo, devido à sua ação antioxidante e à capacidade de aumentar a absorção de ferro — fatores que fortalecem naturalmente o sistema imunológico.

Além disso, está diretamente relacionada à síntese de colágeno, essencial para a pele, a regeneração de tecidos e a produção de energia no organismo, conforme destaca a nutricionista da ProSaúde, Isabela Klein. “A vitamina C é um pilar da síntese de colágeno e da estrutura da pele, sendo responsável por conferir tenacidade aos músculos”, afirma.

Alimentos ricos em vitamina C

Vitamina C
Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C está presente em frutas cítricas como laranja, limão e acerola, além de maçã, goiaba e em alguns vegetais folhosos. O nutriente também pode ser encontrado no pimentão verde, tomate, salsa, couve, rabanete, brócolis, leite e na carne de fígado.

Como consumir adequadamente

Vitamina C
Vitamina C

Assim como outras vitaminas, a vitamina C não deve ser consumida em excesso, alerta o nutricionista. O mais importante é garantir um fornecimento constante para que o organismo consiga absorver o ferro, já que ele não é capaz de sintetizar esse nutriente por conta própria.

O ideal é consumir pequenas doses ao longo do dia, por meio de alimentos in natura, o que ajuda na prevenção de doenças como disfunções da tireoide e o escorbuto, além de favorecer o transporte de oxigênio pelo corpo. É possível variar o consumo de acerola, por exemplo, por meio de doces, sucos e geleias.

Uma sugestão prática: experimente uma crepioca leve com brócolis e tomate — saborosa, nutritiva e rica em vitamina C!

Ingredientes (1 porção):

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de tapioca
  • 1 pitada de sal (opcional)
  • ¼ de xícara de brócolis cozido e picado
  • ½ tomate picado (sem sementes)
  • 1 colher de sopa de queijo cottage ou ricota (opcional)
  • Azeite para untar a frigideira
  • Temperos a gosto (orégano, pimenta-do-reino, cúrcuma)

Modo de preparo:

  1. Prepare a massa:

Em um recipiente, misture o ovo com a tapioca até obter uma massa homogênea. Tempere com uma pitada de sal e cúrcuma (opcional).

  1. Adicione os vegetais:

Incorpore o brócolis e o tomate picado à mistura. Se desejar, acrescente o queijo cottage ou a ricota.

  1. Cozinhe:

Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e aqueça em fogo baixo.
Despeje a massa e espalhe bem, como se fosse uma panqueca. Cozinhe por 2 a 3 minutos de cada lado, até dourar.

  1. Sirva quente:

Finalize com orégano ou ervas frescas por cima. Pode acompanhar com uma salada leve ou iogurte natural.

Dica extra:

Você pode variar o recheio com cenoura ralada, espinafre, cogumelos ou até frango desfiado, mantendo sempre ingredientes leves e nutritivos.