Skip to main content

Setembro Amarelo: 7 dicas de como manter a saúde mental

prosaude
01/09/2022
Setembro Amarelo é um mês todinho para celebrar a saúde mental e para oferecer orientação, informação e conscientização sobre esse tema. Foi escolhido o Setembro Amarelo pois no dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.  Sob o slogan “ A vida […]

Setembro Amarelo é um mês todinho para celebrar a saúde mental e para oferecer orientação, informação e conscientização sobre esse tema.

Setembro amarelo
Setembro amarelo l Fonte: Freepick

Foi escolhido o Setembro Amarelo pois no dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. 

Sob o slogan “ A vida é a melhor escolha”, a campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM alcança escolas, empresas e é intensamente divulgada nos veículos de comunicação.

A intenção da campanha Setembro Amarelo é quebrar o preconceito sobre as doenças que acometem as emoções e incentivar a busca pela saúde mental, por meio da atuação de profissionais como psicólogos e psiquiatras.

Setembro Amarelo e a prevenção do Suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública e, por esse motivo, a campanha Setembro Amarelo brasileira tem sido considerada a maior do mundo sobre o tema.

A compreensão de que o suicídio é também algo que pode ser prevenido, tem impulsionado as ações de conscientização em todo o território nacional e também nos ambientes virtuais.

É necessário falar sobre o assunto porque dessa forma, as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, compreendam que é possível buscar ajuda e entender que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Entender a importância da saúde mental é essencial para uma vida plena e equilibrada. Assim como cuidamos do corpo, a saúde mental merece atenção especial. Ela não apenas influencia nossos pensamentos, emoções e comportamentos, mas também impacta nossa capacidade de lidar com desafios, estresse e adversidades do dia a dia

Por que a cor amarela?

O amarelo foi escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção do suicídio porque essa era a cor do carro do jovem Mike Emme, um rapaz que era conhecido por sua personalidade dócil e pela incrível habilidade que o levou a reformar um Mustang 68 e pintá-lo de amarelo.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo l Font: Freepick

Infelizmente, amigos e familiares de Mike não perceberam sinais que indicavam uma tendência suicida e, aos 17 anos, Mike tirou sua própria vida.

Em seu funeral, os amigos montaram uma grande cesta contendo cartões e fitas amarelas com a frase “Se precisar, peça ajuda” e distribuíram no bairro e na escola.

Assim, o amarelo foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde para ser o símbolo dessa campanha mundial de conscientização.

A campanha do Setembro Amarelo começou nos anos 90 nos Estados Unidos e se espalhou globalmente como um símbolo de esperança, apoio e prevenção ao suicídio.

Como manter a saúde mental?

Manter a saúde mental também envolve práticas regulares que promovem o equilíbrio. Aqui estão algumas dicas:

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo l Fonte: Freepick
  • Atividade Física: Exercícios regulares liberam endorfinas, melhorando o humor e reduzindo o estresse. Caminhadas, ioga, corrida, dança – escolha algo que goste e faça disso um hábito.
  • Alimentação Balanceada: Uma dieta saudável contribui para o bem-estar mental. Priorize alimentos frescos, ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
  • Sono Adequado: Estabeleça uma rotina de sono consistente. O descanso adequado é vital para a saúde mental. Técnicas de relaxamento antes de dormir podem ajudar.
  • Limitar o Estresse: Encontre maneiras de gerenciar o estresse, seja através de hobbies, leitura, música, ou atividades que tragam prazer e relaxamento.
  • Estabelecer Limites: Aprenda a dizer não e estabeleça limites saudáveis. Priorize suas necessidades e reserve tempo para si mesmo.
  • Aceitação e Autocompaixão: Pratique a aceitação de si mesmo. Seja gentil consigo mesmo e não se cobre excessivamente por falhas ou imperfeições.
  • Buscar Ajuda Profissional: Se sentir que está lutando para manter a saúde mental, não hesite em procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

O auto-conhecimento é o ponto essencial sobre saúde mental. É preciso que cada indivíduo conheça a si mesmo: Seus medos, o que lhe traz alegria, sua história de vida, lembranças boas e ruins… dessa forma será capaz de perceber como se sente.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo l Fonte: Freepick

A partir dessa consciência, será capaz de se relacionar com os outros e compreender que nada na vida é estável. Há momentos bons e ruins por toda a vida, para todas as pessoas.

O auto-conhecimento também fará com que o indivíduo perceba seus limites e quando há a necessidade de buscar ajuda médica ou terapêutica. A natureza oferece muitos remédios naturais, capazes de colaborar com a qualidade do sono, combater a depressão ou a ansiedade. Basta fazer uso deles!

Outra importante ferramenta para manter equilibrada a mente é a oração. Estudos já comprovam que a oração é um poderoso aliado da saúde: “Cientistas da Universidade Duke confirmaram que a oração pode influenciar a capacidade fisiológica de enfrentar doenças. Quando a pessoa ora ou canta músicas religiosas, é fortalecido o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico.

A oração e a confiança em Deus é também um dos 8 Princípios de Saúde para manter corpo e mente fortalecidos.

Visite a Loja ProSaúde mais próxima de você e conheça produtos e alimentos que vão colaborar com a saúde do seu corpo e da sua mente!