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Seja uma empreendedora, com segurança!

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prosaude
06/09/2019
Tem medo de abrir o prórpio negócio? Descubra neste artigo dicas valiosas para perder este receio e seguir rumo ao sucesso!
Empreendedora - mulher  falando ao telefone na mesa
Empreendedora – mulher falando ao telefone na mesa

Conheça as várias formas de vencer o medo de abrir o próprio negócio e transformar suas ideias em ações para realizar seu sonho. Seja uma empreendedora, com segurança!

Antes de se aprofundar no assunto, você deve saber que o medo é um sentimento comum para qualquer pessoa que deseja se tornar em uma empreendedora e abrir o próprio negócio. Claro, há diferentes níveis e formas de lidar com essa sensação, mas superar esse medo é o que vai garantir que você faça suas escolhas com segurança.

Faça uma avaliação analítica de oportunidades antes de abrir o próprio negócio

Entrar de cabeça na hora de abrir um comércio próprio se torna mais simples quando você tem segurança sobre os passos que dará rumo ao seu sonho de se tornar uma grande empreendedora. Para vencer o medo de abrir seu negócio, é importante analisar friamente o mercado no qual você deseja atuar, utilizando recursos variados para obter diversas opiniões.

Seja no setor de produtos naturais, cosméticos ou outro nicho de mercado, é essencial conhecer as práticas do setor, modelos de lojas, tipos de público-alvo, entre outros fatores.

Essa coleta de informações vai fornecer as referências corretas que irão nortear suas escolhas e melhorar sua visão de negócio. Estude dados, pesquisas, siga empreendedoras, especialistas da área, converse com profissionais do mercado e busque sempre informações relevantes sobre o segmento. O ideal é abrir um comércio que seja uma tendência sólida de mercado.

Além disso, analise histórias de outras mulheres empreendedoras e empresárias que trilharam o mesmo caminho que você deseja seguir. Veja suas dificuldades e conquistas, pois aprender com os erros e acertos dessas pessoas ajudará você a tomar decisões mais conscientes.

Foque em um nicho específico de mercado e estude-o bem

Assim como em outras escolhas da vida profissional e como empreendedora, quanto mais específico for o campo em que você deseja atuar, melhor será seu desempenho. Portanto, concentre seus esforços em um nicho de mercado que tenha um público bem definido e produtos específicos.

Abrir um comércio de nicho também é mais seguro do ponto de vista das empreendedoras, mas em relação a estruturação do negócio. Ao focar em uma área específica, suas chances de acerto aumentam em comparação com a criação de um negócio que tenta “atender a todos”. Na maioria dos casos, esse segundo modelo não atende bem a ninguém e não consegue obter êxito.

O modelo de franquias e licenças oferece bastante espaço para atuar em nichos e ainda conta com o suporte da franqueadora, o que ajuda muito no início da sua empreitada.

Verifique o quanto de suporte você terá ao investir em uma marca já existente

Mulher empreendedora, confiante e sorrindo
Mulher empreendedora, confiante e sorrindo

Como parte da sua estratégia para iniciar no mercado, avalie a possibilidade de investir em um segmento já consolidado. As marcas licenciadas, revendas e franquias têm a vantagem de serem aceitas por um público que muitas vezes já existe, o que facilita o processo em comparação com a criação de uma marca própria.

Caso opte por esse modelo de negócio, estude o suporte e as garantias que a franqueadora oferece ao licenciado ou franqueado. Dessa forma, você pode iniciar seu caminho como empreendedora com mais segurança.

Avalie a concorrência no segmento que você quer atuar

Antes de abrir seu próprio comércio, é fundamental avaliar a concorrência para entender o que as redes que disputam o mesmo mercado oferecem. Observe tanto concorrentes grandes quanto pequenos para ver como cada um se posiciona.

Compreender como os concorrentes se destacam em relação a produtos ou serviços diferenciados fornecerá uma visão panorâmica e detalhada sobre o mercado. Também é importante identificar os pontos fracos dos concorrentes, pois é neles que o seu negócio pode atuar para se diferenciar.

Dessa forma, além de superar o medo de abrir o próprio negócio, você terá a chance de destacar seu comércio em relação à concorrência.

Pense na possibilidade de fazer uma sociedade

Trazer uma sócia capacitada e que ofereça apoio na jornada rumo ao sucesso é uma excelente ideia. Além de dividir os custos, uma sociedade permite o compartilhamento de conhecimentos e especialidades, focando nas áreas em que você é melhor.

Nenhuma empreendedora reúne todas as qualidades necessárias para gerir um negócio sozinha. Por isso, unir forças com alguém que tenha capacidades complementares resulta em uma gestão mais eficiente e ações mais estratégicas.

Por exemplo, se você é excelente em administrar, mas tem dificuldades em comunicação e gestão de equipe, uma sócia experiente nessas áreas pode complementar suas habilidades, ajudando o negócio a fluir de maneira mais eficiente e produtiva.

Tenha um plano de negócios

Elabore um plano de negócios consistente, também conhecido como “business plan”. Esse documento será seu guia para abrir um comércio. O plano de negócios reúne todos os pontos estratégicos de sua ideia de empreendimento, incluindo missão, visão e valores. A partir dele, fica mais prático visualizar os próximos passos e seguir um caminho mais seguro, que vai ajudar a superar o medo de empreender.

Se você precisa de auxílio para impulsionar sua ideia de negócio e gerar muitas vendas, considere o modelo da ProSaúde. A empresa oferece suporte completo ao licenciado, desde o marketing até a montagem das lojas, o que facilita muito o início do seu negócio.

ProSaúde

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Fundada em 2000, a ProSaúde conta com mais de 100 itens de marca própria e uma indústria de alimentos funcionais. Além disso, a empresa oferece um time de especialistas em gestão de lojas, focados em entregar as melhores práticas de liderança no segmento de produtos naturais. Com esse suporte, fica muito mais fácil vencer o medo de abrir seu próprio negócio.

Para aumentar ainda mais sua confiança, a ProSaúde se mantém sempre atualizada, garantindo uma visão estratégica para o negócio e oferecendo treinamentos anuais aos licenciados para qualificar suas equipes e aumentar as vendas.

Conheça a rede de lojistas da ProSaúde e veja os modelos de lojas de sucesso! Seja um empreendedora ProSaúde.