Skip to main content
pink himalayan salt wooden bowl dark concrete background seasonings additives kitchen d6e933f8

Sal Rosa do Himalaia: o que o torna tão especial?

prosaude
07/03/2017
Na verdade, o Sal Rosa do Himalaia vem do Paquistão. Considerada a maior cadeia de montanhas do mundo, as montanhas do Himalaia se estendem por sete países, incluindo o território paquistanês. E é lá onde se localiza a maior produção mundial deste sal, mais especificamente na mina de Khewra, deixando em segundo lugar Goderich, no […]

Na verdade, o Sal Rosa do Himalaia vem do Paquistão. Considerada a maior cadeia de montanhas do mundo, as montanhas do Himalaia se estendem por sete países, incluindo o território paquistanês. E é lá onde se localiza a maior produção mundial deste sal, mais especificamente na mina de Khewra, deixando em segundo lugar Goderich, no Canadá.

O que difere o Sal do Himalaia dos outros sais?

Você deve estar se perguntando o que este ingrediente tem de tão especial. Nós contamos!

Sal Rosa do Himalaia
Sal Rosa do Himalaia

Estima-se que há 250 milhões de anos, a formação de imensas montanhas de sal na região do Himalaia, foram cobertas por lava incandescente. Mais tarde, o mar se transformou em sólidas rochas, sob intensa energia solar. Por esse motivo, acredita-se que as montanhas de sal ficaram “protegidas das impurezas” causadas pelo homem. Desse modo, ficou conhecido como o mais puro dos sais.

O que, na verdade, o difere dos demais sais é o baixo teor de sódio. Geralmente 1g de sal de cozinha contém 400mg de sódio, enquanto o Sal Rosa possui 230mg em 1g do produto, ou seja, praticamente a metade.

Leia também: 10 motivos para apostar no óleo de coco

Quais os benefícios do Sal Rosa?

Ao explorarmos os benefícios do Sal Rosa, nos deparamos com uma verdadeira sinfonia de vantagens para a saúde. Este mineral, mais do que um simples condimento, revela-se um aliado versátil para o bem-estar, proporcionando uma série de benefícios surpreendentes.

sea salt
Sal Rosa do Himalaia

Neste mergulho mais profundo, vamos desvendar os aspectos notáveis que fazem do Sal Rosa um componente valioso, indo muito além do seu papel na culinária. Prepare-se para descobrir como esse tesouro natural pode impulsionar diversos aspectos da sua saúde e aprimorar o seu dia a dia de maneiras incríveis.

  • Auxilia na qualidade do sono;
  • Equilibra o pH;
  • Melhora a saúde vascular;
  • Ameniza sinais de envelhecimento;
  • Proporciona aumento na libido;
  • Ajuda a fortalecer os ossos;
  • Auxilia na liberação de metais pesados, desintoxicando o organismo;
  • Melhora a função do pulmão;
  • Reduz cãibras;
  • Promove a hidratação do corpo;
  • Controla a pressão arterial;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Ao final dessa exploração dos benefícios do Sal Rosa, fica evidente que estamos diante de mais do que um simples tempero gourmet. Cada aspecto desta joia mineral destaca-se por contribuir significativamente para o nosso bem-estar. Desde melhorar o sono até equilibrar o pH e fortalecer ossos, o Sal Rosa emerge como uma fonte natural e holística de benefícios.

Ao considerar essas descobertas, percebemos que integrar esse tesouro na nossa rotina não só aprimora nossas refeições, mas também promove uma jornada mais saudável e equilibrada. Estamos prestes a vivenciar como o Sal Rosa pode enriquecer nossas vidas em várias dimensões.

Como saber se o sal é verdadeiro?

O verdadeiro Sal do Himalaia é mais sequinho e claro. O sal falsificado apresenta aparência mais escura. Para fazer o teste basta colocar ambos em diferentes copos com água; se a água ficar escura e avermelhada ao retirá-lo é falsificado, pois o sal original manterá a água clarinha.

himalayan salt coming out open salt shaker 1
Sal Rosa do Himalaia

Saiba mais: Por que você PRECISA ter uma alimentação saudável?

Onde e como aplicar o Sal Rosa do Himalaia?

Sal Rosa do Himalaia Na cozinha

Pode ser usado normalmente no preparo de alimentos, como por exemplo: temperos para saladas, carnes, peixes, frutos do mar, massas, etc. Fique atento à quantidade usada, pois seu sabor não difere dos demais sais. Portanto, não abuse na hora de preparar sua comida e consuma com moderação.

Sal Rosa do Himalaia No banho

Também pode ser usado esteticamente, já que é um ótimo sal relaxante para banho. Além de relaxar, tem a função de tonificar a pele, pois auxilia na liberação de toxinas. Na banheira com água morna, adicione a quantidade desejada de sal permanecendo por 30 minutos. Uma ótima dica é realizar o banho antes de dormir, proporcionando um sono mais tranquilo.

Agora que você conhece os diversos benefícios do Sal Rosa do Himalaia, corra para nossa Loja Online ou para a Loja ProSaúde mais próxima de você!