diferença entre farinha branca e farinha integral

Qual a diferença entre farinha branca e farinha integral?

Saber qual a diferença entre farinha branca e farinha integral é de suma importância pra quem quer ter saúde começando pela boa alimentação.

Como você sabe, a alimentação saudável é um dos remédios de Deus e, sem ela, não é possível fazer a manutenção da saúde. O principal motivo é que, por meio da alimentação, nosso corpo produz naturalmente algumas toxinas no processo digestivo. Além disso, a alimentação industrializada também traz mais toxinas externas para dentro do organismo.

Sendo assim, a alimentação precisa ser o mais natural possível, para que essas toxinas sejam facilmente eliminadas do nosso organismo.

Mas o que todo esse papo de toxina tem a ver com farinha branca e farinha integral?

Para responder a essa pergunta, vamos entender primeiro a origem de cada uma delas.

Farinha é de trigo!

Sim, a farinha mais consumida no Brasil é a farinha de trigo! Cereal produzido no centro-sul do Brasil, nas entressafras da soja, o trigo que consumimos não é todo produzido aqui. A maior parte da farinha de trigo que circula no país tem origem na vizinha Argentina.

Entre os cereais mais cultivados do mundo, é muito nutritivo, sendo rico em proteína (o conhecido glúten), em carboidratos (de onde se extrai o amido para as farinhas), apresentando também uma grande quantidade de fibras e gorduras do bem.

Se o trigo é tudo isso mesmo, será existe alguma diferença entre a farinha branca e farinha integral, além da cor?

Para entender essa diferença entre as farinhas, é preciso compreender o processo de fabricação desse produto.

diferença entre farinha branca e farinha integral
A diferença entre farinha branca e farinha integral vai além da cor: Nutrientes e fibras estão em jogo nesse processo de refino.

Como são feitas as farinhas?

Originalmente, toda farinha de trigo era farinha de trigo integral. O refino (farinha branca) veio com a era industrial onde foi possível separar os elementos da semente, isolando aquilo que a indústria necessita para a fabricação de outros produtos.

A farinha integral, como o nome diz, mantém as propriedades nutricionais do trigo, integralmente. Mantendo o farelo de trigo (que é uma parte da casca), assegura-se a presença das fibras e de diversos minerais.

As fibras são muito importantes para todo o processo digestivo. São elas que aumentam o volume das fezes, prevenindo a prisão de ventre. No caso do trigo, a fibra possui lignina, celulose e galactanos, que estimulam os movimentos naturais do intestino, além de colaborar com a eliminação de gorduras, combatendo o colesterol alto.

A real diferença entre a farinha branca e a farinha integral está, justamente, na presença das fibras.

Para a fabricação da farinha branca (ou farinha refinada), toda a casca do trigo é removida, mantendo-se apenas a parte branca da semente. Na parte branca do trigo também há, ainda, muitos nutrientes, como a proteína e os carboidratos. Porém, o processo digestivo é prejudicado com a ausência das fibras.

Diferença entre farinha branca e farinha integral

O maior prejuízo está, justamente, na digestão do glúten, a proteína do trigo. Sem a presença das fibras, o glúten se acumula nas microvilosidades intestinais, causando irritação e inflamação.

Esse processo inflamatório tende a provocar doenças diretamente intestinais como: Colite, Síndrome do Intestino Irritável, Prisão de Ventre, Diverticulite, entre outras.

Além disso, vale ressaltar que o intestino é o órgão responsável por selecionar os nutrientes que circularão por todo o corpo. Sendo assim, se não funciona bem, todo o corpo será prejudicado. O mau funcionamento do intestino também pode estar associado a alergias, processos inflamatórios em outras regiões do corpo, aumento do colesterol no sangue, dificuldade para emagrecer, entre outros problemas de saúde.

Para aproveitar todos os benefícios da Farinha de Trigo Integral e outros produtos, passe na loja ProSaúde mais perto da sua casa!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 2 =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: