Qual a diferença entre farinha branca e farinha integral?
Saber qual a diferença entre farinha branca e farinha integral é de suma importância pra quem quer ter saúde começando pela boa alimentação.
Como você sabe, a alimentação saudável é um dos remédios de Deus e, sem ela, não é possível fazer a manutenção da saúde. O principal motivo é que, por meio da alimentação, nosso corpo produz naturalmente algumas toxinas no processo digestivo. Além disso, a alimentação industrializada também traz mais toxinas externas para dentro do organismo.
Sendo assim, a alimentação precisa ser o mais natural possível, para que essas toxinas sejam facilmente eliminadas do nosso organismo.
Mas o que todo esse papo de toxina tem a ver com farinha branca e farinha integral?
Para responder a essa pergunta, vamos entender primeiro a origem de cada uma delas.
Farinha é de trigo!
Sim, a farinha mais consumida no Brasil é a farinha de trigo! Cereal produzido no centro-sul do Brasil, nas entressafras da soja, o trigo que consumimos não é todo produzido aqui. A maior parte da farinha de trigo que circula no país tem origem na vizinha Argentina.
Entre os cereais mais cultivados do mundo, é muito nutritivo, sendo rico em proteína (o conhecido glúten), em carboidratos (de onde se extrai o amido para as farinhas), apresentando também uma grande quantidade de fibras e gorduras do bem.
Se o trigo é tudo isso mesmo, será existe alguma diferença entre a farinha branca e farinha integral, além da cor?
Para entender essa diferença entre as farinhas, é preciso compreender o processo de fabricação desse produto.
Como são feitas as farinhas?
Originalmente, toda farinha de trigo era farinha de trigo integral. O refino (farinha branca) veio com a era industrial onde foi possível separar os elementos da semente, isolando aquilo que a indústria necessita para a fabricação de outros produtos.
A farinha integral, como o nome diz, mantém as propriedades nutricionais do trigo, integralmente. Mantendo o farelo de trigo (que é uma parte da casca), assegura-se a presença das fibras e de diversos minerais.
As fibras são muito importantes para todo o processo digestivo. São elas que aumentam o volume das fezes, prevenindo a prisão de ventre. No caso do trigo, a fibra possui lignina, celulose e galactanos, que estimulam os movimentos naturais do intestino, além de colaborar com a eliminação de gorduras, combatendo o colesterol alto.
A real diferença entre a farinha branca e a farinha integral está, justamente, na presença das fibras.
Para a fabricação da farinha branca (ou farinha refinada), toda a casca do trigo é removida, mantendo-se apenas a parte branca da semente. Na parte branca do trigo também há, ainda, muitos nutrientes, como a proteína e os carboidratos. Porém, o processo digestivo é prejudicado com a ausência das fibras.
Diferença entre farinha branca e farinha integral
O maior prejuízo está, justamente, na digestão do glúten, a proteína do trigo. Sem a presença das fibras, o glúten se acumula nas microvilosidades intestinais, causando irritação e inflamação.
Esse processo inflamatório tende a provocar doenças diretamente intestinais como: Colite, Síndrome do Intestino Irritável, Prisão de Ventre, Diverticulite, entre outras.
Além disso, vale ressaltar que o intestino é o órgão responsável por selecionar os nutrientes que circularão por todo o corpo. Sendo assim, se não funciona bem, todo o corpo será prejudicado. O mau funcionamento do intestino também pode estar associado a alergias, processos inflamatórios em outras regiões do corpo, aumento do colesterol no sangue, dificuldade para emagrecer, entre outros problemas de saúde.
Para aproveitar todos os benefícios da Farinha de Trigo Integral e outros produtos, passe na loja ProSaúde mais perto da sua casa!