vitaminas do complexo B

Entenda porque as vitaminas do complexo B são tão importantes

Vitaminas do complexo B são importantíssimas para a saúde geral do corpo humano. Como são colaboradoras da produção de glóbulos vermelhos, sua influência se espalha por todo o corpo, pela circulação sanguínea, fortalecendo o sistema imune.

Elas também são responsáveis por fortalecer o metabolismo das proteínas. Sendo assim, todos os tecidos e músculos do nosso corpo necessitam dessas vitaminas para manterem a saúde.

Principais vitaminas do Complexo B:

Todas as vitaminas do complexo B são importantes, porém, algumas se destacam. São elas:

B6 (Piridoxina)

 Ajuda na manutenção do sistema imunológico; Protege o coração, reduzindo o risco de doenças; No sistema nervoso, promove a produção de serotonina e melatonina, favorecendo o humor e qualidade do sono; Ainda reduz processos inflamatórios em todo o corpo, o que colabora com tratamentos de artrite e alergias.

B9 (Ácido Fólico)

Muito conhecido pelas gestantes, essa vitamina é essencial na síntese do DNA e no desenvolvimento do feto. Seu consumo também necessário em toda a vida porque promove boa memória, favorece o sistema imune, além de promover a saúde dos cabelos e da pele. Sua maior vantagem, no entanto, está em colaborar no tratamento contra o câncer de cólon e contra o câncer de mama.

B12 (Cobalamina)

Essa importante vitamina age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. De origem animal, é comum as pessoas sofrerem com a deficiência de vitamina B12 (mesmo as pessoas que consomem carne e derivados de animais) porque seu processo de absorção é delicado e depende de diversos fatores.  

Farmacêutica explica como a carência de vitaminas do Complexo B pode afetar a saúde.

Sobre a absorção das vitaminas do complexo B

Embora seja possível consumir alimentos ricos em vitaminas B, nem sempre a absorção é garantida: brócolis, peixes, ovos, carne bovina, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes, são alguns exemplos de alimentos fontes desses nutrientes.

Outro importante fator a considerar é o que as vitaminas B são hidrossolúveis (diluem em água) e são muito sensíveis ao cozimento.

O uso de medicamentos corticoides e o consumo de bebidas alcoólicas também reduzem a capacidade de absorção dessas vitaminas no organismo.

Por esses motivos citados, a carência dessas vitaminas é tão comum na atualidade.

Para garantir a ingestão regular dessas vitaminas, a ProSaúde criou Betônica, o suplemento completo que colabora com os sistemas Nervoso e Imune, além de melhorar o humor e deixar pele e cabelos mais bonitos!

Conheça Betônica, o suplemento de vitaminas do complexo B da ProSaúde!

O que acontece quando o corpo está carente de vitaminas B?

Como visto anteriormente, essas vitaminas são importantíssimas para todo o metabolismo. Sem elas, o corpo humano fica mais vulnerável às doenças.

Alguns sinais de carência das vitaminas do complexo B são:

  • Mau-humor;
  • Fadiga e cansaço;
  • Náusea e tontura;
  • Fraqueza muscular
  • Queda de cabelo e unhas fracas;
  • Dor de cabeça;
  • Dermatite;
  • Cãibras e dores musculares;
  • Lábios e pele ressecados.

Esses sinais podem indicar doenças mais graves como Anemia, Doença de Chron (inflamação aguda do intestino) e Lesões Neurológicas. Fique atento!

Você encontra Betônica e diversos alimentos ricos em vitaminas B na loja ProSaúde mais próxima da sua casa! Faça uma visita!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + cinco =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: