
Novembro Azul: sinal de alerta para a saúde masculina

Logo após a campanha Outubro Rosa, voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, ocorre a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde.
Novembro Azul
Todos os anos, essa campanha é realizada para alertar os homens especialmente no que diz respeito à próstata. Sob o título “novembro Azul: sinal de alerta para a saúde masculina“, a campanha ocorre em todo o território brasileiro e contribui para quebrar tabus e divulgar informações sobre o câncer de próstata.
Durante todo o mês da campanha novembro azul, diversas ações são realizadas para alertar os homens sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, realizar exames preventivos e obter um diagnóstico precoce para prevenir, principalmente, o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência da doença, o que reforça a importância de atenção redobrada. A doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens no Brasil. Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.
Ainda segundo o INCA, a adoção de hábitos saudáveis ajuda a reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.
LEIA TAMBÉM: Cranberry para Homens: 6 benefícios para saúde masculina!
O câncer de próstata
É normal que os homens, após os 50 anos, enfrentem problemas como precisar ir ao banheiro muitas vezes ao dia, mais de duas vezes à noite, sentir urgência miccional, que precisar se esforçar para esvaziar completamente a bexiga ou que passar muito tempo no banheiro durante a micção.
Essas dificuldades geralmente indicam problemas na saúde e pode ser o câncer de próstata, um tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga às aberturas externas do pênis.
Essa condição pode ser detectada por meio do exame de toque retal e do exame de PSA (antígeno prostático específico), que apresenta alterações no tamanho da próstata e nos níveis de uma proteína associada à doença. Quando necessário, uma biópsia pode ser realizada para confirmar o diagnóstico.
LEIA TAMBÉM: Fertilidade e saúde masculina: Os 8 pilares principais
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando surgem, os mais comuns incluem:
- Dificuldade para urinar;
- Demorar para começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina (hematúria);
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes, tanto de dia quanto à noite.
Fatores desencadeadores

Idade, histórico familiar, raça, doenças sexualmente transmissíveis, sedentarismo, inatividade física e dieta alimentar incluída são os principais fatores de risco para o câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens.