loja de produtos naturais

Investimento no mercado de produtos naturais dá lucro?

Montar um comércio de produtos naturais é uma aposta promissora no cenário atual. Esse tipo de investimento tem aumentado bastante graças à mudança nos hábitos das pessoas, que desejam a prevenção de doenças, melhora na qualidade de vida e longevidade. 

A busca por maior qualidade de vida alavancou o mercado de produtos naturais, mostrando que esse modelo de negócio é um ótimo investimento e vem se desenvolvendo sistematicamente, com uma perspectiva ainda maior de crescimento. Aproveitar este momento representativo não é nenhum modismo, mas sim uma grande oportunidade de investimento para você.

Mesmo que existam desafios para abrir um comércio de produtos naturais, também há vários passos seguros para superá-los. Você vai aprender neste artigo quais são os desafios do setor e como ultrapassá-los. 

Quais são as dificuldades de abrir um comércio de produtos naturais?

Muito antes de montar uma loja de produtos naturais, você deve conhecer os desafios comuns desse mercado e ter uma visão clara a respeito desse setor que tem tido recordes em vendas nos últimos anos.

Encontrar fornecedores confiáveis

Em qualquer meio, é difícil contar com fornecedores confiáveis, que vão atender seus pedidos da forma como combinado e ainda, tão importante quanto, que terão produtos seguros para você oferecer aos seus clientes. 

Um comércio de produtos naturais trabalha com centenas de itens, a exemplo de suplementos alimentares, castanhas, cereais e grãos integrais. Por isso, é preciso garantir um bom fornecedor. 

Ser guiado em todo esse processo é essencial para o seu sucesso, por isso, a importância de ter uma parceria completa com quem tem o conhecimento necessário. 

Manter produtos em estoque defasado 

Não ter produtos atualizados de acordo com as novidades do mercado também representa um risco alto, que gera muitas perdas de vendas e do próprio produto. 

Artigos de linhas antigas e sem apelo aos desejos do público tendem a ficar parados nas prateleiras e no estoque, perdendo a validade e exigindo o descarte, o que gera prejuízos nesse modelo de negócio. 

Giro de estoque 

Uma das dificuldades de todo empreendedor na hora de montar uma loja é trabalhar com um estoque redondo, ou seja, que gire bem. Conseguir equilibrar essa área do comércio pode ser muito complicado quando não se tem disponíveis as ferramentas, a orientação e o conhecimento necessários

Produtos com prazo de validade curto

Produtos naturais são muito diferentes de alimentos industrializados. Eles não concentram inúmeros aditivos químicos e conservantes, já que prezam pela alta qualidade e sabor natural dos alimentos. Por esse motivo, o prazo de validade deles é curto.

Fazer propagandas que não atingem seu público

A propaganda continua sendo a alma de qualquer negócio, porém, deve ser sempre seguida de resultados e entregas fiéis ao divulgado. Não entender a linguagem de seu público-alvo ou se comunicar de maneira complicada aos olhos e ouvidos das pessoas trazem prejuízos na imagem e, consequentemente, nas vendas.

Não saber como fazer parcerias com órgãos públicos 

Um comércio de produtos naturais precisa muitas vezes contar com o apoio de órgãos públicos, seja no momento de abrir uma loja, seja durante seu funcionamento. Afinal, o lugar precisa ser validado por órgãos de saúde municipais, estaduais e federais e está submetido a normas técnicas e leis do setor.

Não incluir no investimento o frete, impostos, aluguel, funcionários e outros itens 

Todos os custos e despesas devem ser calculados em qualquer negócio, inclusive no comércio de produtos naturais. Desde despesas com luz, água, telefone, funcionários, aluguéis e investimentos na melhoria do espaço físico. Não fazer esse ajuste no controle financeiro traz enormes prejuízos. 

Controlar o estoque com precisão 

A digitalização é parte fundamental também no comércio de produtos naturais, já que traz maior precisão no controle da sua empresa. Fazer o controle e o giro do seu estoque de maneira manual poderá acarretar perda de produto, contagens erradas e prejuízos em vendas.

Não calcular o ticket médio

O ticket médio serve para guiar as vendas de um comércio, pois mostra o quanto em média os clientes gastam em uma loja de produtos naturais. Não saber calcular e não ter esse indicador de desempenho da loja interrompe o êxito financeiro do estabelecimento e seu crescimento. 

Como montar uma loja de produtos naturais?

Seguir um passo a passo preciso para abrir seu negócio é crucial, assim é possível evitar que os erros, mesmo que mínimos, não aconteçam, o que poderia retardar a abertura do seu comércio de produtos naturais. Trabalhar com vitaminas, alimentos saudáveis, suplementos alimentares e demais itens da categoria será mais seguro do que você imagina, se tiver a orientação necessária

De acordo com o Sebrae, são criados anualmente cerca de 1,2 milhões de micro e pequenos negócios, mas apenas metade deles consegue avançar. A outra metade termina em menos de dois anos, um prazo que coloca à prova a sustentabilidade do negócio.

Por isso, abrir-se às mudanças, ter suporte e ser guiado por empreendedores que já têm um vasto conhecimento na área é fundamental para o seu investimento.

Estude o mercado 

Estudar o mercado de produtos naturais é o primeiro passo para investir certo e ter bons resultados. 

O setor, que está em ascensão no Brasil e no mundo, hoje já conta com informações distribuídas largamente em jornais, revistas, redes sociais e internet. Informar-se a respeito das tendências, novidades e riscos do setor é acessível.

Alguns dados para você entender a importância desse segmento no país:

Todos esses dados evidenciam que há, no Brasil, um cenário propício para a abertura de um comércio de produtos naturais. Tanto por motivos de mudanças de hábitos das pessoas quanto por quadros de doenças já instaladas e que precisam ser controladas.

Escolha uma boa localização 

Escolher uma boa localização para o seu comércio de produtos naturais depende de vários fatores. O imóvel deve ter espaço suficiente para todos os equipamentos, móveis  dispostos de forma que a equipe e os clientes circulem tranquilamente.

Ainda, o local deve ser de preferência próximo, ou em um centro comercial, ou ficar em uma rua com grande tráfego de pessoas e veículos. Contar com o diferencial de um estacionamento na loja destaca o negócio e atrai mais pessoas ao comércio.

Cumpra com as exigências fiscais e legais 

O mercado de produtos naturais deve ser totalmente legal e cumprir com as normas técnicas do setor. Deve-se atender às legislações e auditorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos estaduais, municipais e federais. 

Desse modo, o seu negócio pode vender vitaminas, alimentos saudáveis, suplementos, ervas medicinais, cosméticos da categoria e outros produtos com segurança. 

Monte a estrutura

A estrutura de um comércio de produtos naturais de porte pequeno fica entre 25 e 40 m². Esse espaço acomoda sem apertos a equipe e os clientes.

O espaço físico deve comportar móveis (balcões e prateleiras), equipamentos, estoque, ou seja, deve ter tamanho suficiente para que tudo esteja organizado e com visual limpo aos olhos dos clientes.

Conte com uma equipe especializada

A equipe de uma loja de produtos naturais deve ser formada por pessoas que já tenham conhecimento sobre essa área, ou ser treinada para tal. Esse aspecto é muito relevante, já que muitos clientes precisam de auxílio para buscar produtos e obter as informações corretas.

Tenha os equipamentos adequados

O conjunto de equipamentos necessários para atender os clientes e organizar a loja de forma ágil e eficiente é basicamente composto de:

·         Prateleiras e gôndolas;

·         Balcão;

·         Impressora;

·         Freezer ou geladeira;

·         Computador;

·         Caixa;

·         Telefone.

Trabalhe com produtos de qualidade

Esse quesito é muito importante para que você sempre ofereça a garantia de produtos adequados às exigências e necessidades de seus clientes.

Comercializar produtos de procedência garantida e qualidade comprovada aumenta a confiança do consumidor em sua loja. Assim, os clientes tendem a comprar mais de seu comércio de produtos naturais e indicá-lo a familiares e amigos.

Automatize a gestão da loja

A gestão da loja e do estoque deve ser automatizada com softwares conhecidos como ERP. Esses sistemas integram dados de funcionários, fornecedores, estoques, vendas, entre outros.

Essa automatização garante que você faça o acompanhamento correto entre estoque digital e físico, permitindo que suas compras de produtos sejam ainda melhores. 

Faça um investimento de acordo com o modelo da loja

O investimento deve ser feito de acordo com o porte da loja, para que o seu caixa não tenha prejuízos nem faltem recursos para melhorias, ou mesmo para o pleno funcionamento do comércio. Por isso, ter um plano administrativo do negócio é fundamental. 

Assegure um capital de giro 

O capital de giro é um valor destinado a manter o negócio enquanto ele não atinge seu ponto de equilíbrio — quando a loja já se paga e gera lucros. Esse valor deve ser devidamente calculado e assegurado para que toda a gestão financeira caminhe bem. 

Diversifique o mix de produtos para agregar valor 

O mix de produtos de um comércio de itens naturais precisa contar com muita variedade, já que o setor oferece uma infinidade de possibilidades para vender. Esse critério deve ser feito também de acordo com o público da região, buscando atender sempre a todos com o melhor. 

Faça a divulgação adequada

A divulgação de um comércio de produtos naturais, hoje em dia, está facilitada devido à internet. Portanto, fazer um trabalho de divulgação do seu negócio usando redes sociais e um site bem formatado é essencial para atrair mais clientes e realizar vendas.

Também panfletos, anúncios em jornais e revistas locais, além de divulgação em rádio e TV podem ser feitos. Contudo, esses veículos exigem um investimento maior do que a internet.

Participe de eventos do setor

Como parte do trabalho constante de um empreendedor do mercado de produtos naturais, o relacionamento com outros profissionais do setor é essencial.

Esse acompanhamento da área se dá ao participar de feiras, exposições e eventos do meio. Tudo isso ajuda a formar uma visão mais ampla de negócio, além de aumentar as chances de parcerias e melhores resultados.

Em qual loja investir?

Escolher entre o tradicional modelo de franquia e outros, como o de licença de uso de marca, deve ser analisado. A ProSaúde trabalha no modelo de licenciamento, o que garante vantagens acima do que uma franquia pode oferecer. 

O modelo de negócio da ProSaúde permite que você trabalhe com um mix de produtos variado, com quantidades e tipos à sua escolha, além de você ter autonomia para realizar melhorias na loja, sem limitações da empresa licenciadora. 

A marca é reconhecida há 14 anos por todo o Brasil. Com isso, o seu caminho para abrir um comércio de produtos naturais que já é sucesso em vendas está seguro.Conheça as lojas da ProSaúde e veja como diversas pessoas já fazem parte deste mercado de sucesso!

 

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