Liderança: Colaboradores ProSaúde participam de treinamento com a coach Ana Maria Canton
Liderança é uma palavra que está na moda… Associada à saúde mental e à maneira de se relacionar com as pessoas, o senso de liderança é muito mais do que ocupar um cargo ou função. Entenda:
A ProSaúde tem como missão promover a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Essa missão começa com oferecer oportunidades de aprendizado para a própria equipe ProSaúde!
Pensando nisso, os colaboradores da ProSaúde puderam participar de uma série de encontros onde temas como valores pessoais, crenças, relações familiares, comunicação e outros, foram discutidos.
Com a ajuda da Coach e especialista em Inteligência Emocional, Ana Maria Canton, esses encontros promoveram oportunidades de desenvolvimento pessoal, além de estimular a relação de companheirismo entre os participantes.
De acordo com Sandra Klein, sócia-proprietária da ProSaúde, esse programa de treinamento trouxe alto valor de aprendizado a todos. “A Ana Maria Canton fala com muita sabedoria e segurança. Ela traz verdades, mas tudo de forma agradável e divertida. Nossa equipe amou!”
Para a coach, é fundamental realizar esse tipo de encontro dentro das empresas. “Esses últimos meses movimentando a formação de lideranças com a equipe ProSaúde foi um prazer!”
O que é Liderança?
Ana Maria Canton explica que quando se fala em Liderança, não está falando em liderança hierárquica (relacionada à função ou cargo), mas em compreensão das próprias capacidades. Para ela, o poder de escolha e decisão sobre a própria experiência de vida e sobre a capacidade de contribuir com o ambiente em que se está inserido é a verdadeira Liderança.
Ana ainda desenvolve a temática sobre três pilares:
- Empatia: É a capacidade de compreender os próprios sentimentos para compreender os sentimentos dos outros;
- Congruência: É a harmonia entre o que fazemos e aquilo que esperamos dos outros;
- Estado de Espírito: É a capacidade de olhar para si mesmo e analisar suas emoções, sentimentos e intenções. Cada pessoa pode olhar para si mesmo como líder ou como vítima das circunstâncias.
“Conversamos muito sobre o papel do líder na sociedade como um todo. É preciso que cada pessoa passe pelo processo da auto-liderança e assim seja possível liderar em outras esferas sociais”, conclui Ana Maria Canton.