
5 principais sintomas da Intolerância ao Glúten

Intolerância ao Glúten
A Intolerância ao Glúten, ou Doença Celíaca, é uma doença autoimune que se manifesta principalmente no intestino, quando este órgão é incapaz de absorver a proteína chamada glúten, o que provoca danos e inflamações no corpo.
Embora seja amplamente conhecido como uma proteína presente no trigo, essa proteína também pode ser encontrada em outros cereais, como aveia, centeio e cevada. É importante lembrar que os derivados desses cereais, mesmo que processados, também podem conter essa proteína.
LEIA TAMBÉM: Alimentação “Plant Based”: O que é?
5 principais sintomas da Doença Celíaca
O diagnóstico da Intolerância ao Glúten não é feito apenas por exame clínico ou por um único exame laboratorial. Um conjunto de sintomas, aliado à avaliação do estado do intestino por meio de exames, é necessário para que o médico chegue ao diagnóstico.
Alguns sintomas da doença são mais frequentes que outros. Os principais são:
- Dores abdominais;
- Diarreia ou prisão de ventre crônica;
- Presença de gordura nas fezes;
- Indigestão (com ou sem refluxo ácido);
- Náuseas (com ou sem vômitos).
Vale ressaltar que esses sintomas geralmente não surgem de forma isolada quando há intolerância ao a proteína mencionada. Em geral, eles são recorrentes e persistem por um longo período, especialmente quando há consumo regular de alimentos que contêm essa proteína.
Tratamento
Não existe tratamento medicamentoso para a intolerância ao glúten. Apenas uma mudança na dieta costuma ser suficiente para reverter e interromper os sintomas.
Uma alternativa é substituir a farinha de trigo nas receitas por outros tipos de farinhas, como a farinha de arroz, a farinha de amêndoa ou a farinha de grão-de-bico.
Veja como a farinha de grão de bico pode ser nutritiva e benéfica para os portadores da Doença Celíaca.
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca
No dia 16 de maio comemora o nascimento do médico e pesquisador Samuel Gee, o primeiro a considerar que os sintomas da Doença Celíaca estavam relacionados à alimentação.
Em 1888, Gee publicou a primeira descrição clínica da doença, juntamente com a prescrição de um tratamento baseado em uma dieta livre de derivadas do trigo. Por muito tempo, a Doença Celíaca foi chamada de “Doença de Gee”, em homenagem ao seu descobridor.
Visite a Loja ProSaúde mais próxima de você e conheça as diversas opções de farinhas livres de glúten!