
A importância do colágeno no organismo

Antes de apresentar outras informações sobre o colágeno ou gelatina natural, é necessário definir o que ele é. Trata-se de uma proteína do tipo fibrosa, encontrada principalmente em tecidos conjuntivos, como cartilagens e ossos bovinos.
A gelatina, desempenha um papel crucial no organismo. Ele contribui para a elasticidade e a resistência da pele, unhas e cabelo. Além disso, ele é responsável pela constituição das fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações. Dessa forma, é fundamental para manter a firmeza e elasticidade da pele.
Além de estar presente no corpo, a gelatina também é encontrada em alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Ele é associado à melhor firmeza da pele, à proteção das articulações, ao auxílio no tratamento contra a osteoporose, à prevenção do envelhecimento e à proteção contra úlceras gástricas. Seu consumo é extremamente recomendado.
Muitos alimentos possuem compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde, e a gelatina é uma delas. Essa característica reforça a importância do seu consumo regular.
LEIA TAMBÉM: Colágeno Renovation
Produção natural e suplementação
A gelatina é produzida naturalmente pelo organismo. No entanto, com o passar dos anos, seus níveis começam a diminuir, resultando no aparecimento de linhas de expressão, rugas, aumento da flacidez, entre outras alterações. A produção de gelatina pelo corpo começa a diminuir por volta dos 30 anos, com uma redução de cerca de 1% por ano.
Se houver exposição excessiva ao sol, consumo de carboidratos em excesso, álcool, tabagismo e estresse, a suplementação de gelatina pode ser indicada para prevenir sintomas de envelhecimento, como unhas e cabelos mais frágeis, rugas, estrias e perda de massa magra, caso a pessoa tenha uma alimentação balanceada e adequada em proteínas, não há necessidade de suplementação imediata.
Para suprir a deficiência de gelatina no corpo, os especialistas recomendam a suplementação através da ingestão de gelatina.
Existem diferentes tipos de gelatina disponíveis no mercado. Os principais são:
- Colágeno hidrolisado;
- Peptídeos bioativos de colágeno.
As doses recomendadas variam de acordo com o tipo de suplemento. O ideal é consultar um profissional de saúde para avaliar a melhor opção e seguir a dosagem indicada no rótulo.
VEJA TAMBÉM: Colágeno ProSoluction com Verisol
Alimentos ricos em colágeno natural
Existem diversos alimentos que contêm gelatina, como a sobremesa gelatinosa de com sabor e a soja. No entanto, a gelatina presente nesses alimentos é quebrada durante a digestão em compostos que não são totalmente aproveitados pelo corpo para promover benefícios visíveis à pele, unhas, cabelo e articulações. Por isso, a suplementação é uma forma eficiente de relatar essa proteína.
LEIA TAMBÉM: Suplementação de Colágeno funciona?
Benefícios das proteínas
A gelatina consumida através da alimentação oferece os mesmos benefícios de outras proteínas presentes na dieta, ajudando na manutenção da massa magra e proporcionando saciedade, o que é útil em processos de emagrecimento e recuperação pós-cirúrgica.
Ação comprovada

Estudos científicos mostram que a gelatina hidrolisada, especialmente os peptídeos bioativos, traz resultados positivos na melhora da pele após oito semanas de uso regular.