Skip to main content

Hipertensão: Previna comendo!

prosaude
25/03/2021
Hipertensão arterial (pressão alta), é um mal que acomete 25% dos adultos brasileiros. O risco, todavia, pode ser evitado com uma simples mudança no estilo de vida, já que a alimentação tem influência direta na hipertensão. A pressão alta representa um dos principais fatores de risco para série de complicações graves como a doença arterial […]
Hipertensão arterial (pressão alta), é um mal que acomete 25% dos adultos brasileiros. O risco, todavia, pode ser evitado com uma simples mudança no estilo de vida, já que a alimentação tem influência direta na hipertensão.A pressão alta representa um dos principais fatores de risco para série de complicações graves como a doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, incapacidade visual, doença renal crônica e demência.

Alimentação saudável combate a hipertensão

Segundo informação da Sociedade Brasileira de Hipertensão para controlar a pressão alta, a alimentação precisa ser rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz integral, pão, farinha e macarrão integrais, bem como grãos, caso da aveia, do grão-de-bico, do feijão e da lentilha.Alimentação saudável, portanto, previne deficiências nutricionais, favorece a saúde e protege o corpo contra as doenças infecciosas.

Bons hábitos alimentares

Além de prevenirem deficiências nutricionais, bons hábitos alimentares favorecem a saúde e protegem, igualmente, contra doenças infecciosas.Por ser rica em nutrientes que melhoram a função imunológica, a alimentação saudável contribui, ainda, para a proteção contra males crônicos não-transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e, inclusive, alguns tipos de cânceres.

Tratamento nutricional

De acordo com nutricionistas, a hipertensão arterial pode ser tratada, portanto, com medidas nutricionais saudáveis e sustentáveis. A dieta deve enfatizar, especialmente, o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; incluindo, igualmente, a ingestão de cereais integrais, frango, peixe de escamas e frutas oleaginosas.Além disto, é claro, também é preciso reduzir a ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar.

Refeições saudáveis

Preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, com qualidade e quantidade adequadas aos ciclos da vida, as refeições saudáveis precisam, via de regra, ser compostas por alimentos tanto de origem vegetal quanto animal.

Controlar o consumo de sódio

O controle da ingestão de sódio (sal) na alimentação é indispensável. É preciso evitar, por isto, os ultraprocessados. O preparo caseiro do tempero de alho e sal é boa opção.

Alimentos recomendados

Alguns alimentos têm propriedades importantes e devem ser consumidos.
  • Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, amêndoas) já que contêm baixo teor de sódio e quantidades significativas de substâncias que auxiliam a redução da pressão como gorduras monoinsaturadas, magnésio, potássio, cálcio e substâncias antioxidantes, caso dos polifenóis e do selênio.
  • Frutas porque são ricas em vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes que auxiliam, igualmente, a redução da pressão arterial.

Saúde é o que interessa! 

Manter o peso adequado, praticar exercícios físicos regularmente, beber muita água, expor-se ao Sol e não abusar do sal, e, especialmente, atentar para o que se come, ajudam a controlar a hipertensão.Na ProSaúde você encontra alimentos e produtos naturais que vão colaborar com a sua saúde geral e no combate à hipertensão arterial.