Skip to main content

5 hábitos que combatem o colesterol alto

prosaude
16/08/2022
Hábitos que combatem o colesterol alto são simples e podem ser aplicados facilmente ao dia-a-dia. Mas, afinal… o que é colesterol alto? Parte daquilo que ingerimos por meio da alimentação é armazenado pelas células, como um tipo de reservatório. A gordura pode ser armazenada, tanto de forma visceral (entre os órgãos), no tecido adiposo (a […]

Hábitos que combatem o colesterol alto são simples e podem ser aplicados facilmente ao dia-a-dia.

Mas, afinal… o que é colesterol alto?

Parte daquilo que ingerimos por meio da alimentação é armazenado pelas células, como um tipo de reservatório.

A gordura pode ser armazenada, tanto de forma visceral (entre os órgãos), no tecido adiposo (a gordura que vemos na forma arredondada do corpo) e no sangue (colesterol).

Embora nosso corpo precise dessa gordura para manter as células vivas e bem nutridas, em todos os casos, não é saudável ter uma grande quantidade de gordura armazenada.

O colesterol alto (gordura no sangue) pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Mais do que formar hábitos que combatem o colesterol alto, é importante desenvolver hábitos que impeçam esse acúmulo: Consumir pouca gordura e gastar muita energia por meio da atividade física é a melhor maneira!

Hábitos que combatem o colesterol alto

Se o exame de sangue já indica que o colesterol está acima do tolerável, é hora de praticar alguns hábitos que só vão te ajudar. São eles:

1.Reduza o consumo de açúcar

Açúcar? O que o açúcar tem a ver com a gordura? – Você deve estar pensando.

Se você consome mais carboidratos do que seu corpo necessita, o “armazenamento” entra em ação. Em certo momento, o corpo armazena uma parte desses carboidratos nas células (glicogênio) e converte o restante em gordura.

2.Reduza o consumo de gordura animal

Apenas a gordura de origem animal fica retida no corpo como colesterol: Queijos, toucinho, bacon, carne bovina, creme de leite, etc.

Dentre os hábitos que combatem o colesterol alto, a nutrição é o principal. Afinal, de nada adianta combater um agente que é colocado constantemente pra dentro do corpo, não é mesmo?

3.Aumente o consumo de gordura de origem vegetal

É importante considerar que seu corpo PRECISA de gordura. No entanto, para que essa gordura seja saudável, precisa vir de uma fonte vegetal.

Abacate, castanha do Pará, azeite de oliva (extra-virgem), azeitonas, nozes, coco, milho, são apenas alguns exemplos de alimentos gordurosos que ajudam a combater a gordura do mal que se acumula no organismo.

O Óleo de Cártamo ProSaúde também é uma excelente maneira de utilizar o benefício dos vegetais no combate ao colesterol alto. O cártamo é uma planta (flor) oleaginosa rica em ômega 6.

Outra coisa importante: Não confunda “gordura de origem vegetal” com “gordura vegetal”, pois o produto industrializado chamado “Gordura Vegetal Hidrogenada” (presente na margarina e nas massas folhadas) é muito prejudicial à saúde.

Consuma a gordura vegetal direto da fonte: Frutas, castanhas e cereais.

4.Pratique atividade física

Se existe um hábito que combate o acúmulo de gordura, esse hábito é a prática de exercícios.

Gastar mais energia do que se consome é maneira mais eficaz de reduzir o “armazenamento” feito pelas células.

Para favorecer ainda mais, vai melhorar a forma do corpo, o humor e o desempenho sexual.

5.Consuma bebidas que “quebram” a gordura

Para ser eliminada no processo digestivo, a gordura precisa ser “quebrada”. Para isso, sua vesícula fabrica a bile, um líquido viscoso que funciona como um “detergente natural”, dissolvendo a gordura e facilitando sua eliminação pelas fezes.

Alguns chás (e outras bebidas naturais) podem estimular o trabalho do fígado e da vesícula, colaborando com a quebra das gorduras. Algumas opções são:

  • Chá de cavalinha;
  • Chá de hibisco;
  • Chá de gengibre;
  • Chá de boldo;
  • Chá de alcachofra;
  • Suco de berinjela com limão;
  • Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre;
  • Suco de maçã e limão.

Estes poderosos hábitos que combatem o colesterol alto vão promover a limpeza do fígado e a rápida eliminação de gordura. O resultado poderá ser visto na redução de medidas!

Visite a Loja ProSaúde mais próxima de você e receba mais dicas de hábitos que combatem o colesterol alto!