franquias de produtos naturais

Franquias de Produtos Naturais: Entenda a diferença entre Franquia e Licenciamento

Se você sempre teve vontade de ter um negócio próprio, mas ainda tem suas dúvidas sobre qual modelo escolher, deve conhecer bem as diferentes propostas. O mercado de alimentação saudável oferece as franquias de produtos naturais e licença de uso da marca e há muitas diferenças entre essas opções.

Para quem é empreendedor de primeira viagem, precisa ter claro qual é o modelo de negócio em que considera mais seguro investir, já que uma escolha errada trará perdas monetárias. Diante de opções de negócio como as franquias ou a licença do uso da marca, há uma série de fatores que você deve levar em conta. 

Descubra neste artigo como funcionam as franquias de produtos naturais e o licenciamento de marca, além de conhecer qual pode ser o melhor para o seu perfil. 

Quais são as diferenças entre as franquias de produtos naturais e a licença de uso de marca? 

Ainda que os setores de franquias de produtos naturais e o de licença de uso de marca sejam diferentes em muitos aspectos, eles se assemelham em alguns. Mas é preciso conhecer cada lado antes de tomar uma decisão. 

Franquia

O modelo de franquias sempre cobra uma taxa agressiva do franqueado para que ele seja incluído na rede, além de um pagamento mensal de royalties. Os royalties são um valor pago pelo direito de uso de uma marca ou propriedade para sua comercialização e são baseados em percentuais sobre o faturamento bruto do volume de negócio. 

Esse valor é estabelecido pelo franqueador e pago pelo franqueado durante todo o período em que o negócio estiver aberto. 

Dentro desse modelo de negócio, as franquias têm imposições ao franqueado, que: 

·         Deve seguir o modelo estabelecido pela franqueadora;

·         Precisa ter os fornecedores e produtos homologados pela franqueadora;

·         Não pode fazer mudanças na loja sem autorização do franqueador;

·         Não pode implementar recursos que estejam fora do contrato;

·         Apesar de poder escolher o imóvel para montar o negócio, é o franqueador quem determina o espaço para a montagem da loja;

·         Depende de recursos, concessões e treinamento da franqueadora para a evolução do negócio;

·         Por contrato, é obrigado a comprar produtos e mantê-los em estoque na quantidade e variedade determinadas pela franqueadora;

·         Não pode incluir outros produtos no mix de itens que não sejam da franqueadora.

Licença de uso de marca 

A licença de uso de marca é toda permissão que concede ao licenciado o uso de uma marca, propriedade intelectual, industrial ou artística.

Ou seja, a proprietária da marca — licenciadora — permite que você utilize o nome, presença de marca e outros atributos para comercializar seus produtos em lojas licenciadas com normas bem menos rígidas.

Há também o estabelecimento de contrato nessa modalidade, mas a rigidez é bem menor que o modelo de franquia. São características desse modelo:

·         É permitido trabalhar com outros produtos dentro da loja, além dos itens da marca;

·         Possibilita que o licenciado participe ativamente em todo o processo do negócio;

·         A licenciadora não cobra royalties;

·         Incentiva o empreendedor, possibilitando o seu crescimento e ajudando-o em seu desenvolvimento.

Veja alguns depoimentos, clicando AQUI!

Quais são as vantagens do modelo de uso de licença de marca? 

O modelo de licença de marca, comparado ao de franquias, oferece diferentes e amplas vantagens. Na verdade, esse é um tipo de negócio que aproveita o melhor das franquias e estende suas possibilidades. 

Tem a garantia de uma marca forte e conhecida 

Um dos grandes atrativos do modelo de uso de licença de marca é a possibilidade de trabalhar com uma marca forte e reconhecida por um público-alvo já estabelecido. Desse modo, o empreendimento volta-se mais a manter e atualizar o estoque de produtos  conforme a necessidade do negócio, com um nome que gera confiança aos clientes. 

A licenciadora auxilia na escolha do mix de produtos 

A licenciadora dá suporte na escolha do mix de produtos para você abrir uma loja de produtos naturais. Esse é um grande incentivo para quem quer empreender nesse ramo, já que uma das maiores dores de cabeça é definir a seleção dos itens com os quais trabalhar, pois essa escolha exige conhecimento prévio sobre os produtos e público. 

Conta com a expertise de uma grande marca no mercado, que já sabe onde investir mais tempo e dinheiro

Uma licenciadora já reúne expertise no mercado, que é todo o conhecimento e prática adquiridos durante anos de atuação.

Essa é uma opção que garante alta confiabilidade do empreendedor com a licenciadora, para que ela oriente o seu negócio desde os primeiros passos, evitando que você perca dinheiro e mostrando como aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Permite o acesso a condições melhores de infraestrutura, como equipamentos, softwares, entre outros

Diferente de uma franquia, em que a franqueadora decide onde, quando e quanto, no modelo de licença de marca existe um diálogo melhor e adequação do que é padrão e do que pode ser mudado.

Desse modo, o seu negócio pode contar com os melhores e mais atualizados sistemas para gestão de estoque, controle financeiro e aparatos físicos que o mercado oferece. Claro, desde que o seu investimento supra essas ferramentas avançadas.

Oferece mais autonomia ao licenciado

Entre os benefícios de um modelo de negócio como o uso de licença de marca de produtos naturais em vez de franquias de produtos naturais, a autonomia é uma das melhores vantagens. 

Essa prerrogativa permite que o licenciado participe na definição de seu ponto, no tamanho da loja e na quantidade do estoque. Enfim, participa do seu negócio. Assim, o licenciado não fica preso a inúmeras restrições que as franquias de produtos naturais impõem. 

Esse diferencial de maior liberdade a quem investe permite expandir o negócio com estratégias agregadas à licença de marca. Uma excelente combinação para gerar mais lucros. 

A ProSaúde é uma empresa consolidada há 19 anos no Brasil e segue o modelo de licenciamento de marca em produtos naturais. Assim como você pode comprovar neste artigo, graças aos diferenciais desse modelo de negócio, a empresa segue em grande crescimento.

O licenciamento do uso da marca ProSaúde tem o melhor custo-benefício do mercado. Além de ter o seu próprio negócio, você terá o suporte da rede em todo o processo, desde a escolha do seu ponto, layout interno e externo da loja, o passo a passo na instalação, treinamento padronizado desde o conhecimento dos produtos, medicina tradicional chinesa, vendas, gestão e associação de produtos para melhor resultado tanto para o cliente quanto no seu ticket médio.

Com uma linha seleta e exclusiva de produtos e itens para uma maior qualidade de vida, alimentação saudável e tratamentos naturais para a prevenção de doenças, a rede já conta com dezenas de licenciados por todo o país. 

A ProSaúde está em plena expansão. Venha você também investir em uma loja de produtos naturais!

A ProSaúde se destaca, assim, como uma opção mais viável de investimento, em relação às franquias de produtos naturais. Segurança, apoio, custos reduzidos e o não pagamento de royalties são motivos suficientes para investir certo na rede.Quer saber mais sobre esta oportunidade única e incrível? Conheça as lojas licenciadas da ProSaúde pelo Brasil!

franquia prosaúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + treze =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: