
É possível não engordar durante as festas de final de ano?

Festas de final de ano
Dezembro chegou e, daqui alguns dias, chegam as festas de final de ano. Além do natal e do ano novo, temos também festas do escritório, amigo chocolate, enfim…, mas é possível comer bem mesmo no final de ano?
Sim, é possível! Basta fazer trocas inteligentes, ou seja, no lugar do tradicional tender, pernil, prepare alimentos sem molho e carnes mais magras e sem pele, assadas ou grelhadas.
Outra dica é usar alimentos integrais no lugar dos refinados, frutas no lugar dos doces, sucos naturais ao invés dos refrigerantes e às bebidas alcoólicas. Mas não basta fazer as trocas, é necessário não exagerar nas quantidades, não aguardar nenhuma ceia esfomeada e por fim, não exagerar as bebidas alcoólicas.
Quando se trata de uma situação onde o resultado positivo (não ganhar peso) depende diretamente do nível de determinação e de perseverança de cada pessoa, fica difícil ter uma resposta concreta em relação a esse assunto.
Ainda assim, a resposta é positiva, é possível não acumular alguns quilinhos a mais existe, se existir um autocontrole suficiente para seguir algumas estratégias básicas.
LEIA TAMBÉM: Os 3 pilares para emagrecer de forma natural?
Mundo afora
Não importa o lugar do mundo, as festas de final do ano de ano são marcadas por comemorações e refeições fartas que, muitas vezes, resultam em aumento de peso. No entanto, é possível fugir dessa tendência obedecendo a dicas simples. É preciso também ter muito foco para resistir às tentações dos eventos festivos, comuns no final do ano.
Controle e muita calma nesta época

Além de a pessoa ter controle sobre o apetite e a gula, precisa de firmeza e determinação para não exagerar tanto no consumo de alimentos, nem na ingestão de bebidas alcoólicas. A recomendação é manter o controle e a calma nesse período “perigoso” para a boa forma e saúde.
Para não engordar nas festas de final de ano, é importante seguir algumas recomendações, como:
- Manter a rotina alimentar: Coma o que costuma consumir em dias não festivos;
- Reduzir o consumo de gordura: Evite alimentos com alto teor de gordura, como frituras;
- Comer frutas e vegetais: Consuma, pelo menos, cinco porções por dia desse tipo de alimento;
- Caminhar: Tente andar pelo menos 10 mil passos por dia, pois a caminhada ajuda a emagrecer;
- Lanches intermediários saudáveis: Opte por lanches como frutas e iogurtes com baixo teor de gordura;
- Verificar rótulos: Ao comprar alimentos industrializados, verifique a quantidade de gordura e açúcar indicada na embalagem, pois esses alimentos engordam;
- Ficar em pé: Mantenha-se em pé por pelo menos 10 minutos a cada hora para auxiliar no gasto de energia;
- Atenção ao que se come: Preste atenção à refeição e deixe outras atividades de lado enquanto come (especialmente o celular);
- Cuidar com a bebida: Dê preferência à água, refrescos e sucos sem açúcar. Evite bebidas alcoólicas, pois elas incham;
- Atenção ao tamanho das porções: Não encha demais o prato e pense duas vezes antes de repetir. Dê tempo para que o cérebro perceba à saciedade.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas de como desintoxicar o corpo
Evite excessos, faça escolhas equilibradas e mantenha a prática de atividades físicas são medidas eficazes para alcançar esse objetivo.