dieta e chocolate

Estou em dieta: Posso comer chocolate?

Dieta e chocolate são duas palavras que parecem não combinar.

No entanto, assim como acontece com todos os alimentos (inclusive com o chocolate) o prejuízo à dieta de emagrecimento não é assim tão direto quanto parece.

Na verdade, na maioria dos casos o ponto chave não está no tipo de alimento escolhido, mas na porção e na frequência com que ele é utilizado.

Sendo assim, precisamos considerar:

Alimentos doces prejudicam o processo de emagrecimento

Alimentos repletos de açúcar forçam os órgãos digestivos a um trabalho extra, além de fazer com que o corpo crie reservas de gordura: O açúcar eleva o nível de glicose no sangue, fazendo com que o pâncreas libere insulina e converta a glicose em glicogênio (que é uma reserva de energia).

Se você escolher um chocolate livre de açúcar, já tem um motivo pra consumir o doce sem peso na consciência! Opte por versões adoçados com açúcares de baixo índice glicêmico como Stevia ou Xylitol.

Chocolate é um alimento rico em gordura

Além de geralmente ser adoçado com açúcar branco refinado (açúcar comum), para conseguir o sabor e a textura viscosa que derrete na boca, o chocolate comum também é acrescido de gordura vegetal hidrogenada.

Esse tipo de gordura não é recomendado para quem está fazendo dieta (não é recomendado pra ninguém, na verdade!) porque não se dissolve facilmente no organismo e seu consumo está associado a diversas doenças cardiovasculares e até ao câncer.

Para conseguir unir dieta e chocolate, vale pensar em versões com menor concentração de gordura como os chocolates Ligth. Outra opção é o chocolate amargo que não possui leite em sua composição, além de ter uma concentração menor de gordura e de açúcar.

Dieta e chocolate combinam, sim!

Preparado a partir da amêndoa do cacau que é um alimento rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), o chocolate pode até ser um aliado no emagrecimento.

Isso porque o cacau é um alimento com valor calórico alto, porém com ação termogênica (está relacionada à queima de gordura).

E aqui, amigas e amigos, vemos que é possível, sim, unir Dieta e Chocolate!

Prazer em se alimentar

Por fim, vale considerar que a busca pela saúde e pela boa forma não pode ser um castigo. É importante encontrar prazer na alimentação e na atividade física também.

Portanto, nada é proibido durante a dieta. Basta ter bom senso e moderação.

É claro que uma barra inteira vai prejudicar a sua dieta e a sua saúde… Afinal, são muitas calorias para queimar e muito esforço do sistema digestivo para processar tudo.

Porém, um pedacinho só para matar a vontade e adoçar a vida, tá tudo bem! Esse momento de prazer pode até ser benéfico, principalmente se você usar uma estratégia inteligente: Compense a ingestão maior de calorias, pegando leve na refeição seguinte!

Nas lojas ProSaúde você encontra opções para consumir o chocolate sem sair da dieta: Castanhas e frutas drageadas, cacau em pó, brownie e outros! É só visitar a loja ProSaúde mais perto de você!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × cinco =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: