dores no corpo

3 dicas para aliviar dores no corpo na 3ª idade

Dores no corpo são muito comuns no inverno para todas as pessoas. De forma especial, a terceira idade também é uma fase da vida onde as dores estão sempre presentes.

Doenças crônicas como Reumatismo, Artrite, Artrose, Fibromialgia, Miopatia e a síndrome da fadiga crônica, são apenas alguns exemplos de situações onde as dores musculares e ósseas podem ser intensas.

Há ainda o desconforto muscular e ósseo que pode ser causado por esforço excessivo, pelas baixas temperaturas ou, simplesmente, pelo desgaste causado pelo tempo.

No entanto, as dores causadas por doenças e as dores causadas pelo envelhecimento das articulações podem ser tratadas por meio da Naturopatia. Com os recursos que a natureza oferece, a terceira idade pode ter as dores e os desconfortos aliviados.

Dicas para aliviar dores no corpo

Alongamentos

Um hábito que deve ser praticado “desde sempre” por todas as pessoas é o alongamento. Ao fazer exercícios de extensão, o corpo todo é beneficiado!

O estiramento das fibras musculares aumenta o comprimento destas estruturas, melhorando a mobilidade. Os exercícios de alongamento contribuem para a melhoria e manutenção da mobilidade articular, pois estimula a circulação sanguínea, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e preparando a musculatura para as atividades do dia-a-dia.

Idosos tendem a passar muito tempo ocioso. Esse tempo parado não colabora com a saúde muscular e óssea. Nessa fase da vida o alongamento é especialmente benéfico.

Massagem com Gel de Arnica

A massoterapia é muito importante para estimular a circulação sanguínea e colaborar com a manutenção do sistema músculo-esquelético. Ela ainda tem efeito relaxante e colabora com a eliminação de toxinas.

Para tornar a massagem mais eficiente e ainda combater as dores no corpo, a utilização do Gel de Arnica ProSaúde é uma excelente opção!

gel de arnica

A arnica é uma erva medicinal rica em flavonóides e compostos fenólicos que com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes e anticoagulantes.

Princípios de Saúde

Praticar os 8 Princípios de Saúde é fundamental para manter o corpo em equilíbrio mesmo na terceira idade.

Porém, dois desses princípios são especialmente importantes para combate dores no corpo: Alimentação saudável e banhos de sol.

Ao evitar açúcares, laticínios e glúten, o idoso elimina grande parte de alimentos altamente inflamatórios e colabora com a saúde como um todo. Acrescentar alimentos vegetais, ricos em vitaminas e minerais, assim como suplementar a alimentação com Magnésio, Potássio e vitaminas do complexo B, certamente vai auxiliar no combate às dores musculares e ósseas.

Os banhos de sol também colaboram com a produção da vitamina D, que combate a fadiga, ajudando a musculatura, atua na saúde óssea, favorece a imunidade, o metabolismo e atua em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. 

Para saber mais sobre como combater dores no corpo, visite a Loja ProSaúde mais perto de você!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: