prevenir gripes e resfriados

Dicas para prevenir gripes e resfriados

Prevenir gripes e resfriados pode até parecer complicado. Pode até parecer que é impossível passar pelas mudanças no tempo e pelos dias mais frios sem sentir os conhecidos sintomas:

Calafrios, febre, nariz escorrendo, dor de cabeça, dores no corpo, espirros e tosse. Os sintomas de gripe e resfriados são desconfortáveis e podem durar em torno de 10 dias.

Porém, antes mesmo que o mal-estar se instale, atrapalhando a rotina, é possível reforçar a imunidade e impedir que os vírus se aproximem.

Diferença entre Gripe e Resfriado

As duas doenças são causadas por vírus. A Gripe, pelo Influenza, e o resfriado, pelo Rinovírus ou variações mais frágeis do Influenza. Os sintomas que esses vírus causam são os mesmos, porém em intensidades diferentes.

O Rinovírus é mais fraco e deixa de provocar reações em cerca de 4 dias. Já o Influenza é mais resistente, podendo provocar febre alta e complicações, como a pneumonia.

Afinal, como é possível prevenir gripes e resfriados?

Seria muito melhor se fôssemos capazes de ficar longe dos vírus, mantendo uma distância segura de pessoas ou ambientes contaminados. Porém, isso não é possível.

Estamos a todo o tempo em ambientes onde temos contato com pessoas que podem transmitir doenças por meio de vírus e bactérias.

Como o contato é inevitável, só é possível prevenir essas doenças reforçando o sistema imunológico.

Reforçando a imunidade

Imunidade é ação de um sistema formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Chamado de Sistema Imunológico ou Sistema Imune, ele age bloqueando a ação de intrusos por meio da liberação de substâncias que impedem a reprodução de vírus e bactérias.

Outra função do Sistema Imune é alertar outras células sobre o invasor. Um bom exemplo sobre o trabalho desse sistema é a febre, que alerta as células do corpo todo sobre a invasão.

Para que as células saudáveis estejam mais fortes e capazes de combater gripes e resfriados, é necessário um esforço em conjunto de todo o organismo. E para que todo o corpo esteja resistente, alguns hábitos podem colaborar:

Alimentação variada, atividade física e descanso regular são alguns dos hábitos que mantêm as células saudáveis e o sistema imune forte contra os invasores.

Alimentação que previne doenças

Uma alimentação equilibrada é imprescindível para desenvolver boa imunidade.

O nosso sistema imunológico depende de uma série de reações bioquímicas que estão associadas a minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, todos estes conseguidos por meio da nutrição. 

Dentre essas substâncias específicas estão aquelas antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células, fortalecendo a capacidade delas em eliminar os invasores que causam doenças. 

Alguns desses antioxidantes são o betacaroteno, as vitaminas C e E e o selênio. Eles podem neutralizar e eliminar do organismo os agentes que causam doenças. 

Vale lembrar que inúmeros fatores podem prejudicar a absorção desses importantes nutrientes. Tanto uma alimentação pobre como o uso de medicamentos ou até mesmo a idade, podem impedir que os nutrientes sejam devidamente absorvidos.

É por esse motivo que a ProSaúde desenvolve suplementos nutricionais. Cada um deles com componentes específicos para prevenir e tratar naturalmente.

Para prevenir gripes e resfriados, indicamos a combinação de Vitamina C e Xarope Específico. Esses dois produtos, aliados a um estilo de vida saudável, vão fortalecer a imunidade e preparar o corpo para os dias mais frios.

Visite uma Loja ProSaúde perto de você!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + doze =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: