Skip to main content
bowl blue with matcha green tea it are tea leaves tea powder table scaled 22d4b00e

Descubra por que o matchá pode ser um aliado à saúde

prosaude
21/11/2016
Produzido artesanalmente, o matchá é extraído da Camellia Sinensis, planta que também dá origem ao chá preto e chá verde. Ele é, na verdade, produzido com as folhas mais novas do chá verde. Por ser uma bebida diurética, auxilia no combate à retenção de líquidos e diminui a sensação de inchaço. Rico em clorofila, a […]

Produzido artesanalmente, o matchá é extraído da Camellia Sinensis, planta que também dá origem ao chá preto e chá verde. Ele é, na verdade, produzido com as folhas mais novas do chá verde.

Por ser uma bebida diurética, auxilia no combate à retenção de líquidos e diminui a sensação de inchaço. Rico em clorofila, a planta tem seu cultivo protegido dos raios solares, aumentando assim sua eficiência na perda de peso, por conter altas concentrações de cafeína, teanina e catequinas.

Quais os principais benefícios do matchá?

Nos últimos anos, o matchá tem conquistado o status de superalimento devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. Originário da tradição japonesa, é uma forma especial de chá verde, cultivado e preparado de maneira única, resultando em uma potente fonte de antioxidantes e nutrientes.

Além do seu sabor distinto, a crescente popularidade do matchá está associada a uma série de vantagens para a saúde, que vão desde o aumento da energia até o reforço do sistema imunológico. Configura as principais abaixo:

  • Funciona como antioxidante.
  • Seu consumo aumenta em 25% o gasto calórico durante a prática de exercícios físicos.
  • Acelera o metabolismo
  • Melhora a energia
  • Previne o câncer
  • Reduz o colesterol
  • Elimina as toxinas do organismo
  • Alivia o stress
  • Retarda o envelhecimento

Qual a hora certa de consumi-lo?

A ação termogênica do matchá no organismo é um dos fatores cruciais que contribuem para seu reconhecimento como aliado na busca por uma vida saudável. Essa característica específica não apenas potencializa a queima de gordura, auxiliando no processo de emagrecimento, mas também proporciona um aumento significativo nos níveis de energia. Essa elevação de energia faz do dessa uma escolha estratégica para ser incorporado à rotina pré-exercício, onde pode otimizar o desempenho físico e favorecer a queima calórica durante a atividade física.

matchá

Contudo, é importante salientar que, embora o consumo de matchá traga benefícios notáveis, deve-se ter cautela quanto ao momento do dia em que a bebida é ingerida. Recomenda-se evitar seu consumo antes de dormir, uma vez que as propriedades energizantes podem interferir no padrão do sono, aumentando o risco de insônia. Portanto, para garantir uma noite de descanso tranquila, é aconselhável limitar o consumo de matchá às horas diurnas.

Além disso, certos grupos, como gestantes, hipertensos, crianças e idosos, devem ser especialmente prudentes ao introduzir o matchá em sua dieta. Recomenda-se que essas pessoas busquem a orientação de um profissional de saúde antes de incorporar regularmente o matchá, considerando as características individuais e necessidades específicas de cada grupo. Ao fazer isso, é possível maximizar os benefícios enquanto se minimizam eventuais riscos à saúde, garantindo uma abordagem equilibrada e personalizada para o seu consumo.

Para relaxar, é melhor optar por chás calmantes, que vã colaborar com a hora do sono!

Qual a melhor forma de ingerir o matchá?

O matchá, além de ser bebido como chá, fervido em água quente, também pode ser consumido junto a sucos, iogurtes, batidas de frutas, etc. Para quem prefere o chá, a quantia recomendada é de ½ colher de chá, para 60ml de água.

Agora que você conhece os diversos benefícios do matchá, não tem motivos para não toma-lo, não é mesmo? Na ProSaúde você o encontra, seja na loja virtual ou na loja física mais próxima de você. O matchá e diversos outros produtos naturais podem mudar a sua vida!