Skip to main content

Uso de Defensivos agricolas em Produtos Naturais: Entenda

7e7aed069c2723afeb4779295c5e1097
prosaude
03/10/2019
Desde os primórdios da agricultura, voltada para a alimentação humana, o objetivo sempre foi garantir a geração de alimentos para o maior número possível de pessoas e animais. Uso de defensivos em Produtos Naturais Visando produzir em grande quantidade e com elevado aproveitamento da safra, grandes produtores passaram a utilizar uma certa quantidade de defensivos […]
Uso de Defensivos em Produtos Naturais
Uso de Defensivos em Produtos Naturais

Desde os primórdios da agricultura, voltada para a alimentação humana, o objetivo sempre foi garantir a geração de alimentos para o maior número possível de pessoas e animais.

Uso de defensivos em Produtos Naturais

Visando produzir em grande quantidade e com elevado aproveitamento da safra, grandes produtores passaram a utilizar uma certa quantidade de defensivos agrícolas. O uso de defensivos em produtos naturais são empregados para eliminar pestes e prevenir doenças, fortalecendo a imunidade da planta para combater quaisquer pragas e patógenos que possam prejudicar sua produtividade.

O uso de defensivos em Produtos Naturais auxiliou na redução de custos e democratizou o acesso desses produtos a grande população.

Prós e Contras

Cerca de 328 produtos utilizados como defensivos agrícolas são autorizados pelo governo brasileiro. No Brasil, todos os produtores têm autorização para usar esses defensivos em 40 culturas, incluindo hortaliças, frutas, café, cana-de-açúcar, arroz, feijão, trigo, aveia e soja.

É importante ressaltar que o uso de alguns produtos agrícolas, permite que os agricultores produzam alimentos seguros, de boa qualidade e a preços acessíveis, contribuindo para a abundância alimentar durante todo o ano. Privar o mercado de produtos naturais da adesão a essas tecnologias seria o mesmo que restringir o acesso da população a alimentos mais saudáveis.

O uso excessivo desses produtos pode ser prejudicial ao ser humano, não podemos negar seus benefícios, pois graças a eles temos alimentos em grande escala e até mesmo uma vasta produção para o setor energético.

Embora esteja comprovado que uma higienização básica torna o alimento seguro para consumo, todos nós almejamos um dia alcançar o patamar de não precisar utilizar nenhum defensivo em produtos naturais.

Natural x Orgânico

Os orgânicos são aqueles que foram produzidos a partir da matéria prima cultivada, sem adição de açúcar e nem defensivos agrícolas; Os naturais são aqueles que são produzidos com o uso de defensivos agrícolas, mas com uma composição nutricional semelhante ou igual ao orgânico.

Um alimento natural não é necessariamente orgânico. A alegação de que um alimento seja natural não garante que seja livre do uso de defensivos agricolas. Já um alimento ôganico é sempre natural, sempre livre de defensores agrícolas, mas não muito acessível, pois a sua fabricação é pequena.

Vale a pena ressaltar que em ambos as formas de cultivo, podem produzir alimentos saudáveis, nutritivos e seguros, desde que o uso de defensivos em produtos naturais seja feita de as boas práticas agrícolas sejam respeitadas.

Agricultura familiar

Segundo o site do IBGE, a agricultura familiar corresponde a cerca de 70% de todas as propriedades rurais no país, indicando que a produção alimentar brasileira está nas mãos de milhares de famílias que fazem uso de defensivos em produtos naturais, embora somente os grandes produtores usam em maior escala.

Em uma entrevista à Carta Capital, Claud Goellner, professor de toxicologia especializado em alimentos da Universidade de Passo Fundo, afirmou: “A verdade, aos olhos da ciência, é uma só: ambos os sistemas podem produzir alimentos saudáveis, nutritivos e seguros, desde que as boas práticas agrícolas sejam respeitadas”.

Cosméticos naturais

pills arrangement with spoon

O cosmético natural é um produto que deve apresentar ao menos um ingrediente “derivado de” substância natural, extraído diretamente de uma planta, não produzido por síntese. Atualmente, matérias primas/ingredientes podem ser classificados como naturais e receber a certificação se atenderem aos requisitos e exigencias pertinentes à lista de materiais permitidos pela empresa certificadora.

Neste caso, os ingredientes naturais cultivados com base no uso de defensivos agricolas podem ser também considerados ingredientes naturais em certas regiões do mundo. Por isso, é importante sempre verificar se o produto é natural e aprovado pelo orgão regulador brasileiro, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na ProSaúde

Nos da ProSaúde, atuamos como defensores da alimentação natural há mais de 30 anos. Temos vasta experiência em tratamento natural e acreditamos que, se o alimento chega à mesa do brasileiro com qualidade e higiene adequada, toda e qualquer partícula de toxicidade será eliminada e a nutrição do alimento proporcionará saúde a quem o consumir.

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA