
Dicas para cuidar da saúde durante o outono

Desde sábado, 20 de março, estamos na estação do outono, que se estenderá até o próximo dia 21 de junho. O outono é conhecido como um período de transição, caracterizado pelo declínio gradativo das temperaturas. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas aos riscos que a estação representa para a saúde.
Riscos para a saúde devido às condições climáticas
Com a redução das chuvas, a umidade do ar diminui, tornando o ar mais seco. Além disso, a ocorrência de ventos e nuvens é maior, o que pode afetar o sistema de proteção. Essas condições climáticas adversárias aumentam a possibilidade de contrair doenças respiratórias e outras, como alergias.
LEIA TAMBÉM: Por que as doenças respiratórias ocorrem mais no outono/inverno?
Redobrar os cuidados
Com a mudança de estação, que marca a substituição dos dias quentes por dias mais amenos ou até frios em algumas regiões, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Nesse período, é comum surgirem problemas relacionados à saúde devido às mudanças que acompanham a nova estação.
Dicas preventivas para cuidar da saúde no frio
Com a queda nas temperaturas, as pessoas tendem a se reunir em locais fechados, o que aumenta a incidência de doenças transmitidas pelo ar, como gripe, sinusite, rinite e otite. Essas doenças exigem maior atenção durante essa época do ano.
LEIA TAMBÉM: Aproveite os alimentos típicos do outono
Doenças virais

As mudanças de estação, podem provocar reações diferentes no organismo, como resultado da baixa umidade e do ar seco. Além disso, as oscilações de temperatura favorecem o controle de doenças virais, que se espalham facilmente, especialmente em ambientes fechados e aglomerados. Crianças e adultos são igualmente suscetíveis a viroses e problemas respiratórios, como asma, rinite e gripe. Portanto, é importante tomar cuidados extras.
Sinais e sintomas de doenças no outono
Embora todas as pessoas sejam vulneráveis às mudanças de estação, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas formam o grupo de risco mais exposto a síndromes gripais. Essas síndromes podem afetar as vias respiratórias inferiores, causando bronquite e pneumonia, ou as vias superiores, provocando ressecamento e rinite. Também é comum o estresse nos olhos, com segurança e visão, que muitas vezes evoluem para quadros de conjuntivite, uma doença frequente desta estação.
LEIA TAMBÉM: Cuidados com a pele durante o outono
Recomendações e cuidados
Para se proteger nesta estação, mantenha-se hidratado, evite ficar por longos períodos em locais fechados, higienize as mãos com frequência, adote uma alimentação balanceada e hidrate a pele regularmente. Durante essa estação, a pele pode sofrer com rachaduras e irritações, por isso, é aconselhável evitar banhos muito quentes e usar hidratantes específicos para o rosto e o corpo.
Alimentação: a base da imunidade do corpo
A imunidade humana está diretamente relacionada à alimentação. Por isso, é fundamental manter refeições equilibradas. Opte por alimentos orgânicos e evite produtos industrializados. Dê preferência à água, sucos naturais e chás para garantir uma boa hidratação. Não se esqueça de que, mesmo nos dias mais frios, o corpo ainda precisa de hidratação. Sopas e caldos com legumes, proteínas e verduras são excelentes opções em dias de temperaturas mais amenas.