
Cuidados com a pele durante o outono

A estação do outono se aproxima e, assim como nas demais estações, é necessário adotar cuidados especiais para manter a pele saudável e bonita.
Quando muda a estação do ano, também é preciso ajustar a rotina de cuidados com a pele. No outono, por exemplo, é comum a pele sofrer desgastes com as temperaturas mais baixas, já que é o órgão mais exposto e sensível às mudanças climáticas.
Nesta época do ano, a derme tende a sofrer ainda mais. O vento frio, o tempo seco, o aumento de poluentes no ar, o uso excessivo de água quente e os contrastes bruscos de temperatura são fatores que tornam a derme mais ressecada, frequentemente causando descamação, vermelhidão e irritação. Essas condições afetam a função de barreira da pele, exigindo mais atenção e cuidados.
Nesta época do ano, a derme tende a ficar mais seca devido à baixa umidade do ar, o que pode deixá-la sem o brilho natural e com uma aparência menos saudável. Algumas pessoas experimentam ressecamento profundo nesses períodos e, para elas, é recomendável buscar orientação médica.
LEIA TAMBÉM: Por que as doenças respiratórias ocorrem mais no outono/inverno?
Mantenha os cuidados
Negligenciar os cuidados com a derme, especialmente no período mais frio, pode causar complicações, como doenças e alergias. Mesmo no outono, quando as temperaturas são mais amenas, é essencial manter a proteção contra os raios solares ultravioletas, conforme recomendam os dermatologistas.
Os cuidados com a derme durante o outono não dependem apenas do tipo de derme de cada pessoa, mas também das mudanças climáticas da estação. No outono, é natural que a derme fique mais ressecada, o que demanda atenção especial à hidratação para manter sua saúde e beleza.
Não exagerar na limpeza, investir na hidratação, aplicar protetor solar, cuidar dos lábios, evitar banhos quentes e realizar esfoliação são dicas importantes que devem ser seguidas.
Há medidas simples e essenciais que devem ser seguidas para garantir o bem-estar da derme:
- Hidratação interna e externa;
- Evitar banhos muito longos e quentes;
- Nunca deixar de usar protetor solar;
- Lavar o rosto antes de dormir;
- Proteger os lábios contra o ressecamento;
- Alimentação adequada;
- Uso regular de filtro solar;
- Preferir banhos mornos ou frios.
Cremes hidratantes que repõem água, sais minerais e gorduras essenciais são ideais para o outono. No entanto, esses hidratantes não precisam ser gordurosos, já que o inverno ainda não chegou.
LEIA TAMBÉM: Como cuidar da saúde no Outono?
Pele saudável e nutrição

Uma simples mudança na dieta pode melhorar o aspecto da derme e retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento.
Confira os alimentos que podem auxiliar no tratamento da derme durante esse período:
- Abacate
- Melancia
- Maçã
- Cenoura
- Manga