Skip to main content
sports creatine container black background closeup view from scaled 764aeff6

Creatina: Saiba quais são os efeitos no organismo

prosaude
21/11/2016
A creatina, nada mais é do que uma substância composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Onde a encontramos? Em nosso corpo! Isso mesmo, a partir da ingestão de carnes vermelhas e peixes, a creatina se torna presente nas fibras musculares e no cérebro. Naturalmente, é sintetizada no fígado e pâncreas. Porém, a quantidade […]

A creatina, nada mais é do que uma substância composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Onde a encontramos? Em nosso corpo!

Isso mesmo, a partir da ingestão de carnes vermelhas e peixes, a creatina se torna presente nas fibras musculares e no cérebro. Naturalmente, é sintetizada no fígado e pâncreas. Porém, a quantidade fornecida pelo consumo dos alimentos é pequena, quando comparada com a quantidade que o corpo precisa para a prática de exercícios mais intensos.

Por isso, a suplementação é necessária, já que seria preciso consumir 1 quilo de carne por dia, para conseguir a dose de creatina recomendada, que é 5g.

Como a Creatina age no organismo?

Como a creatina fornece energia ao corpo, a substância se envolve nos processos de síntese e ressíntese do armazenamento de energia (ATP). Quando os músculos ficam saturados de creatina, o excesso é eliminado através da urina. Por conta disso, que o consumo de água é tão importante.

Creatina

Além disso, atua na diminuição dos danos musculares, pois reduz a fadiga. Assim, aumenta a intensidade do treino, contribuindo com a hipertrofia muscular.

Em um breve resumo, a ingestão de creatina proporciona o aumento de força e ganho de massa muscular.

Quais os benefícios da creatina?

Considerada o suplemento que apresenta os melhores resultados, sejam estéticos ou em relação ao desempenho físico, a creatina não apresenta calorias, portanto, não engorda. Mas, por aumentar a massa magra e por reter líquidos no músculo, provoca o inchaço nessa parte, o que pode ocasionar o ganho de peso. Lembrando que esse aumento de peso não está relacionado ao aumento de gordura. Ou seja:

  • Aumenta a massa muscular.
  • Melhora o desempenho durante a prática de exercícios mais intensos e de curta duração.
  • Promove a rápida recuperação da fibra muscular.

E os efeitos colaterais?

Embora geralmente seja considerada segura quando consumida conforme recomendado, alguns indivíduos podem experimentar desconfortos gastrointestinais, como náuseas, diarreia e cãibras. A retenção de água é outro efeito colateral comum, podendo levar ao aumento de peso e inchaço. Há também preocupações relacionadas ao potencial impacto da creatina sobre a função renal, principalmente em indivíduos com disfunções renais pré-existentes.

É importante notar que a maioria dos estudos não encontrou evidências substanciais de efeitos adversos graves associados à ingestão de creatina em doses recomendadas e durante períodos curtos. No entanto, a longo prazo, os efeitos são menos claros, e recomenda-se cautela e monitoramento médico. Pessoas com histórico de problemas renais ou hepáticos devem evitar o uso de creatina ou pelo menos consultar um profissional de saúde antes de iniciar o suplemento.

Para mitigar os potenciais efeitos colaterais, os usuários devem seguir as diretrizes de dosagem, manter uma hidratação adequada e considerar discutir o uso de creatina com um médico ou nutricionista. Isso é especialmente importante para atletas mais jovens ou para aqueles que planejam utilizar a creatina por um período prolongado.

Como e quanto devo tomar por dia?

Como mencionado, a substância deve ser consumida com moderação. Não é indicado ingerir mais que 5g por dia – equivalente a uma colher de chá. Seu uso não precisa ser ciclado, portanto, pode ser ingerida por tempo indeterminado, que seus benefícios serão os mesmos.

O horário em que ela será usada é indiferente, pois sua funcionalidade se baseia na quantidade presente no corpo. Antes ou após o treino, o resultado não será diferente.

Mas não se esqueça, antes de iniciar o uso de qualquer substância, mesmo que natural, vale consultar um nutricionista ou especialista na área, para tirar todas as dúvidas e fazer o uso corretamente.

creatina

Vai pegar pesado no treino? A ProSaúde conta com os melhores produtos para auxiliar a prática física, inclusive a Creatina. Acesse a loja virtual da ProSaúde e garanta os melhores produtos!