
5 hábitos que combatem o colesterol alto

Mas, afinal, o que é colesterol alto? Parte do que ingerimos por meio da alimentação é armazenada pelas células como um tipo de reservatório. A gordura pode ser armazenada tanto na forma visceral (entre os órgãos) quanto no tecido adiposo (a gordura que aparece na forma arredondada do corpo) e no sangue (colesterol).
Embora nosso corpo precise dessa gordura para manter as células vivas e bem nutridas, ter uma grande quantidade de gordura armazenada não é saudável. O colesterol alto (gordura no sangue) pode limitar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Mais do que formar hábitos que combatem o colesterol alto, é importante desenvolver hábitos que impeçam esse acúmulo: consumir pouca gordura e gastar muita energia por meio da atividade física é a melhor maneira!
LEIA TAMBÉM: O que é preciso saber sobre o colesterol
Hábitos que Combatem o Colesterol Alto
Se o exame de sangue já indica que o colesterol está acima do tolerável, é hora de praticar alguns hábitos que vão te ajudar. São eles:
1. Reduziu o consumo de açúcar
Se você consome mais carboidratos do que seu corpo necessita, o “armazenamento” entra em ação. Em certo momento, o corpo contém uma parte desses carboidratos nas células (glicogênio) e converte o restante em gordura.
2. Reduza o consumo de gordura animal
Apenas a gordura de origem animal fica retida no corpo como o colesterol: queijos, toucinho, bacon, carne bovina, creme de leite, etc. Dentre os hábitos que combatem o colesterol alto, a nutrição é o principal. Afinal, de nada adianta combater um agente que é colocado constantemente dentro do corpo.
3. Aumente o consumo de gordura de origem vegetal
É importante considerar que seu corpo PRECISA de gordura. No entanto, para que essa gordura seja saudável, precisa vir de uma fonte vegetal. Abacate, castanha do Pará, azeite de oliva (extra-virgem), azeitonas, nozes, coco e milho são apenas alguns exemplos de alimentos gordurosos que ajudam a combater a gordura “do mal” que se acumula no organismo.
O Óleo de Cártamo ProSaúde também é uma excelente maneira de utilizar o benefício dos vegetais no combate a Hipercolesterolemia, pois o cártamo é uma planta (flor) oleaginosa rica em ômega 6.
Outra coisa importante: não confunda “gordura de origem vegetal” com “gordura vegetal”, pois o produto industrializado chamado “gordura vegetal hidrogenada” (presente na margarina e nas massas folhadas) é muito prejudicial à saúde. Consuma a gordura vegetal diretamente da fonte: frutas, castanhas e cereais.
4. Pratique atividade física
Se existe um hábito que combate o acúmulo de gordura, esse hábito é uma prática de exercícios. Gastar mais energia do que se consome é a maneira mais eficaz de reduzir o “armazenamento” feito pelas células. Para favorecer ainda mais, a atividade física melhora a forma do corpo, o humor e o desempenho sexual.
5. Consuma bebidas que “quebram” a gordura
Para ser eliminada no processo digestivo, a gordura precisa ser “quebrada”. Para isso, sua vesícula fabrica a bile, um líquido viscoso que funciona como um “detergente natural”, dissolvendo a gordura e facilitando sua eliminação pelas fezes.
Alguns chás (e outras bebidas naturais) podem estimular o trabalho do fígado e da vesícula, colaborando com a quebra das gorduras. Algumas opções são:
- Chá de cavalinha;
- Chá de hibisco;
- Chá de gengibre;
- Chá de boldo;
- Chá de alcachofra;
- Suco de berinjela com limão;
- Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre;
- Suco de maçã e limão.
Esses hábitos poderosos vão promover a limpeza do fígado e a rápida eliminação da gordura. O resultado poderá ser visto na redução de medidas!
Visite a Loja ProSaúde mais próximo de você e receba mais dicas de hábitos que combatem a Hipercolesterolemia!