
Estou em dieta: Posso comer chocolate?

Dieta e chocolate são duas palavras que parecem não combinar. No entanto, assim como acontece com todos os alimentos — inclusive com o chocolate —, o impacto na dieta de emagrecimento não é tão direto quanto parece.
Na verdade, na maioria dos casos, o ponto chave não está no tipo de alimento escolhido, mas na porção e na frequência com que ele é consumido.
Chocolate
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos decobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.
Considere o seguinte:
Alimentos doces prejudicam o processo de emagrecimento? Alimentos repletos de açúcar exigem um trabalho extra dos órgãos digestivos, além de fazer com que o corpo crie reservas de gordura: o açúcar eleva o nível de glicose no sangue, levando o pâncreas a liberar insulina e converter a glicose em glicogênio, que é uma reserva de energia.
Se você optar por um doce de cacau sem açúcar, já tem um bom motivo para consumir o doce sem peso na consciência! Prefira versões adoçadas com açúcares de baixo índice glicêmico, como Stevia ou Xylitol.
LEIA TAMBÉM: Bolo de Amendoim Low Carb
Chocolate é um alimento rico em gordura além de geralmente ser adoçado com açúcar branco refinado, o doce a base de cacau comum também inclui gordura vegetal hidrogenada para conseguir a textura viscosa que derrete na boca. Esse tipo de gordura não é recomendado para quem está de dieta — na verdade, não é recomendado para ninguém — pois não se dissolve facilmente no organismo e está associado a diversas doenças cardiovasculares e até ao câncer.
Considere versões deste doce com menor concentração de gordura, como os light, ou opte pelo amargo, que não possui leite em sua composição e tem menos gordura e açúcar.
Dieta e chocolate podem combinar, sim! O doce a base de cacau é preparado a partir da amêndoa do cacau, um alimento rico em polifenóis — substâncias antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres no organismo. Além disso, o cacau possui ação termogênica, relacionada à queima de gordura.
LEIA TAMBÉM: Bolo de Chocolate sem glúten

Prazer em se alimentar por fim, vale considerar que a busca pela saúde e pela boa forma não deve ser um castigo. É importante encontrar prazer na alimentação e na atividade física também.
Portanto, durante a dieta, nada é proibido. Basta ter bom senso e moderação.
Claro que uma barra inteira de cacau vai prejudicar a sua dieta e saúde devido ao excesso de calorias e ao esforço necessário do sistema digestivo para processar tudo. Porém, um pedacinho apenas para matar à vontade e adoçar a vida está tudo bem! Esse momento de prazer pode até ser benéfico, principalmente se você compensar a maior ingestão de calorias com uma refeição mais leve em seguida.
Nas lojas ProSaúde, você encontra opções para consumir doces de cacau sem sair da dieta, como castanhas e frutas drageadas, cacau em pó, brownies e outros! Visite a loja ProSaúde mais próxima de você!