
Chá de cúrcuma: veja os benefícios e como preparar essa bebida anti-inflamatória
O chá de cúrcuma vem ganhando popularidade como uma opção natural para o alívio de dores, fortalecimento da imunidade e cuidado com a saúde de forma preventiva.

Você já ouviu falar da cúrcuma? Essa especiaria, famosa por dar cor e sabor a diversos pratos, oferece benefícios que vão além do paladar: ela é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante natural, capaz de promover diversas melhorias no organismo.
A inflamação crônica está na raiz de várias doenças — desde problemas articulares até distúrbios cardiovasculares. A cúrcuma, especialmente seu composto ativo chamado curcumina, atua como um anti-inflamatório potente, ajudando a reduzir dores e inchaços associados a condições como a artrite.
Além disso, a curcumina possui propriedades neuroprotetoras. Estudos sugerem que ela pode contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de favorecer a memória e a função cognitiva.
Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de cúrcuma se consolida como uma opção natural que fortalece a imunidade, alivia dores e pode proteger o cérebro do envelhecimento precoce.
“As propriedades antioxidantes da cúrcuma podem até ajudar a reduzir os efeitos do estresse oxidativo, que favorece o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. A cúrcuma, portanto, pode ser vista como um complemento valioso para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde geral”, afirma a nutricionista Isabela Klein.
Como preparar o chá de cúrcuma

É possível preparar o chá de forma simples, utilizando a raiz fresca ou a cúrcuma em pó. Veja o passo a passo:
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de cúrcuma (raiz ralada ou em pó)
- 2 xícaras de água
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída
- Mel ou limão (opcional, para adoçar e realçar o sabor)
Modo de preparo:
- Ferva a água em uma panela.
- Adicione a cúrcuma e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
- Acrescente a pimenta-do-reino e misture bem.
- Coe e sirva. Se desejar, adoce com um pouco de mel ou suco de limão.
A pimenta-do-reino é importante porque contém piperina, substância que aumenta significativamente a absorção da curcumina pelo organismo.
“O chá de cúrcuma pode ser consumido diariamente, mas em quantidades moderadas. A palavra-chave, quando falamos de alimentação, é sempre moderação — inclusive na ingestão de chás, mesmo os naturais”, orienta a nutricionista Isabela Klein, da ProSaúde.
“A recomendação ideal é de uma a duas xícaras por dia. Consumir o chá após o almoço ou o jantar pode ajudar na digestão, mas ele também é seguro em outros momentos do dia.”
TurbeMuni
Aproveite para conhecer o shot de imunidade que você precisa, o shot de TurbeMuni da ProSaúde.
Com vitamina c, zinco, selênio, extratos naturais de própolis e cúrcuma ele:
Combate as inflamações e reduz dores;
Ajuda na formação de colágeno, fortalecendo a pele, cabelos e unhas;
Reforça sua imunidade, deixando seu corpo mais protegido e é extremamente prático e fácil de aderir ao seu dia a dia.
Conheça mais sobre esses produtos nas lojas da ProSaúde.