
Consumo desta especiaria pode fazer despencar o açúcar no sangue
A canela, famosa pelo sabor único, não só compõe receitas, mas também traz diversos benefícios para a saúde.

Estudos recentes, por exemplo, indicam o potencial da canela baixa indice glicemico no sangue, especialmente em pessoas com pré-diabetes e sobrepeso ou obesidade.
O pré-diabetes é uma condição que antecede o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e indica que o organismo está em alerta para possíveis disfunções no controle da glicemia.
Como a canela baixa indice glicemico?
Um estudo, publicado este ano no American Journal of Clinical Nutrition, sugere que a canela pode ser uma aliada acessível no controle da glicose.
Durante a pesquisa, participantes com sobrepeso e pré-diabetes receberam suplementos de canela ou placebo e seguiram uma dieta com baixo teor de polifenóis, compostos presentes em alimentos naturais que ajudam no controle da glicemia.
Após quatro semanas, os participantes que consumiram a canela registraram níveis de glicose no sangue consistentemente mais baixos, em comparação com aqueles que tomaram placebo.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, os dados mostram que a canela pode ser útil no controle glicêmico de pessoas com pré-diabetes e obesidade.
Outros benefícios da canela

A canela é uma especiaria amplamente utilizada por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e metabólicas. Ela pode ser consumida de várias formas e, de modo geral, é um alimento seguro. Entre seus benefícios para a saúde estão:
- Ação antioxidante: Ela é rica em polifenóis, que protegem as células contra o estresse oxidativo e ajudam a combater doenças cardiovasculares e degenerativas.
- Propriedades anti-inflamatórias: Pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é benéfico para quem sofre de condições como artrite ou doenças inflamatórias intestinais.
- Melhora da digestão: A canela tem efeito digestivo, ajudando na digestão dos alimentos e aliviando sintomas como gases e indigestão.
Qual é a melhor forma de consumo?
A canela pode ser consumida de várias formas, e algumas delas são:
- Em pó: A forma mais comum e fácil de incorporar à alimentação, podendo ser adicionada ao café, ao iogurte, em vitaminas ou em preparações de sobremesas e pratos salgados.
- Em pau: A canela em pau pode ser usada para fazer chá ou infusões, liberando seus compostos ativos lentamente.
Cuidados ao utilizar a especiaria no dia a dia
Embora o estudo tenha utilizado cápsulas, a canela também pode ser incorporada à alimentação de forma prática. Ao usar o tempero em receitas como mingau, vitaminas ou mesmo no café, você está aproveitando seu potencial antioxidante e anti-inflamatório.
No entanto, é importante lembrar que o consumo em excesso não é recomendado e pode levar a efeitos colaterais.
Além disso, pessoas com problemas hepáticos, grávidas ou que utilizam medicamentos específicos devem consultar um profissional de saúde antes de adicionar o alimento regularmente à dieta.
ProSaúde

A ProSaúde é uma rede de lojas que, há 20 anos, com base na inovação, responsabilidade social e compromisso com seus clientes, busca tornar acessível o consumo de produtos naturais e orgânicos.
Através da ProSaúde, você poderá encontrar todos os produtos mencionados neste texto e muito mais. Busque uma loja ProSaúde próxima de você ou acesse nosso site para saber mais.