
Alimentação Plant Based – O que é?

A alimentação Plant Based, como o nome sugere, é baseada em plantas (vegetais). Esse tipo de dieta teve os seus primeiros registros sobre uma dieta exclusivamente vegetal na Grécia Antiga, a alimentação Plant Based era praticada pelos adoradores do deus Orfeu que mantinham esse estilo de vida ao invés de fazer sacrifícios de animais ou consumir a sua carne.
Muito tempo depois, no entanto, o vegetarianismo deixou de ser associado à religiosidade e passou a ser científica. O estilo de vida naturalista, que incluía o vegetarianismo, começou a ser relacionado com a saúde já em meados dos anos 1800.
A compreensão sobre a necessidade de consumir mais vegetais foi crescendo. Após a industrialização e as grandes redes de fast food surgirem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) continua promovendo o consumo de alimentos vegetais recomendando, pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e hortaliças por semana.
Embora o número desse estilo de vida esteja crescendo, infelizmente nem todas as pessoas têm acesso a informações adequadas ou a alimentos em bom estado de consumo. Atualmente, apenas 23% da população brasileira segue essa recomendação.
Nomenclaturas da alimentação Plant Based
A dieta Plant Based pode ser referida por diferentes termos, dependendo do contexto e de pequenas nuances que diferenciam essas dietas. Veja algumas delas:
- Veganismo: É um estilo de vida ou filosofia que busca excluir todas as formas de exploração ou crueldade contra os animais, dieta, vestuário ou qualquer outra finalidade.
- Vegetarianismo: É uma dieta baseada em vegetais. Embora o vegetariano não consuma carne, ele geralmente está mais preocupado com a própria saúde do que com o bem-estar animal. Isso significa que a dieta vegetariana está mais associada à forma de se alimentar, podendo incluir o uso de produtos de origem animal, como roupas ou roupas.
- Ovo-lacto-vegetarianismo: Muito semelhante ao vegetarianismo, é uma dieta que exclui o consumo de carne, mas inclui alimentos de origem animal, como ovos e laticínios.
A ProSaúde e a alimentação Plant Based
A ProSaúde defende uma dieta equilibrada e adequada ao estilo de vida natural, por isso ela valoriza o poder nutricional dos vegetais e explora a variedade de recursos que a natureza oferece.
Os suplementos da ProSaúde não são exclusivamente veganos, mas alguns recebem esse título por conta da matéria-prima de origem vegetal. Entre eles estão o Xarope Específico e o LithoPro (suplemento de cálcio).
Na ProSaúde também podemos encontrar uma enorme variedade de opções vegetais: desidratados, petiscos, farinhas e os biscoitos da linha Natuhe que se destacam por serem feitos exclusivamente de ingredientes vegetais!