alimentação plant based

Alimentação “Plant Based”: O que é?

Alimentação “Plant Based”, como o nome já diz é a alimentação baseada em plantas (vegetais).

Esse tipo de alimentação não é novidade. Os primeiros registros sobre alimentação exclusivamente vegetal remontam à Grécia antiga, onde os adoradores do deus Orfeu, cultuavam de forma diferente da maneira comum na época: Não faziam sacrifícios de animais, nem comiam as suas carnes.

Muito tempo depois, no entanto, a alimentação vegetariana deixou de ser associada à religiosidade e  passou a ser assunto da ciência. O estilo de vida naturalista, que incluía a alimentação vegetariana passou a associar o tema à saúde, já em meados dos anos 1800.

De lá, pra cá, a compreensão sobre a necessidade de consumir mais vegetais vem aumentando. Mesmo com a industrialização e com as grandes redes de fast-food, a Organização Mundial da Saúde faz campanha em favor do consumo de alimentos vegetais:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. Atualmente, 23% da população brasileira faz o consumo recomendado pela organização. (https://actbr.org.br/)

Embora o número de consumidores exclusivos de vegetais seja crescente, infelizmente, nem toda as pessoas tem acesso a informação, bem como aos alimentos em bom estado de consumo.

A GlobalData, empresa de dados e estatísticas que trabalha para as maiores companhias do mundo, lançou um relatório no início de 2018 afirmando que 70% da população mundial está reduzindo o consumo de carne ou cortando completamente a carne do cardápio. O relatório também mostra o crescimento da categoria vegana nos Estados Unidos nos últimos três anos, que apontou um aumento de 600%. (https://loveveg.com.br/)

Nomenclaturas da alimentação “Plant Based”

A alimentação “Plant Based” pode surgir com diferentes nomes, dependo do contexto e de pequenas nuances que diferencia as dietas. Veja algumas delas:

Veganismo

É um estilo de vida, uma filosofia, que busca excluir todas as formas de exploração ou crueldade contra os animais animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Vegetarianismo

É um regime alimentar baseado em vegetais. Embora não consuma nenhum tipo de carne, o vegetariano está mais preocupado com a própria saúde do que com o bem-estar animal. Isso quer dizer que está mais associado a alimentação em si, podendo fazer uso de utensílios de origem animal.

Ovo-lacto-vegetarianismo

Muito semelhante ao vegetarianismo, é uma dieta que exclui o consumo de carne, mas inclui o consumo de alimentos de origem animal como ovos e laticínios.

A ProSaúde e a alimentação Plant Based

A ProSaúde defende uma alimentação equilibrada e adequada ao estilo de vida natural.

Em seus alimentos e suplementos, valoriza o poder nutricional dos vegetais e explora a variedade do que a natureza oferece.

Os suplementos da ProSaúde não são exclusivamente veganos, mas alguns deles recebem esse título por utilizarem exclusivamente matéria-prima de origem vegetal. Alguns deles são: Xarope Específico, LithoPro (suplemento de cálcio), disponíveis nas lojas físicas e online.

Já, dos alimentos disponíveis nas lojas físicas ProSaúde, há uma enorme variedade de oções vegetais: Desidratados, petiscos, farinhas e muitos outros! Os biscoitos da linha Natuhe também não ficam de fora: O Biscoito de Coco Natuhe,  é feito exclusivamente de ingredientes vegetais!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − onze =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: