erros na cozinha que causam doenças

3 maiores erros na cozinha que causam doenças

3 maiores erros na cozinha que causam doenças

Diz-se que um mercador árabe, em sua ignorância, decidiu levar um pouco de leite de cabra em sua bolsa-cantil para matar a sede após uma longa jornada. Passando por regiões montanhosas, tendo sofrido com o sol escaldante, sentou-se para refrescar-se. Porém, o que encontrou em sua bolsa foi… queijo!

A história que remonta costumes de povos nômades a cerca de 6 mil anos atrás, indica o que Loius Pasteur teve muito trabalho para explicar à comunidade científica: O ambiente está repleto de bactérias!

E embora o queijo tenha sido uma mágica descoberta, mais tarde explorada de forma intencional, nem sempre o resultado da presença de microrganismos resulta em sabor exuberante. Pelo contrário, pequenos erros na cozinha podem promover o ambiente perfeito para que bactérias se multipliquem, transformando alimentos e utensílios em bombas de doenças!

Veja os 3 maiores erros na cozinha que causam doenças:

1-Lixo sobre a pia

Esse hábito tão comum entre as famílias brasileiras é, sem dúvida, um dos maiores erros na cozinha que causam doenças!

Restos de comida fora da refrigeração são o ambiente propício para diversos fungos e bactérias que promovem a decomposição. Naturalmente, na terra, esses fungos usariam os restos orgânicos para criar um substrato nutritivo para as plantas ao redor.

Porém, no ambiente da cozinha, podem contaminar as mãos, os alimentos e os utensílios, provocando micoses, aspergiliose pulmonar e outras doenças.  

A solução é tirar a lixeira de cima da pia e colocar no chão. Mais do que isso, é preciso lavar a lixeira diariamente com produto de limpeza desinfetante (como o cloro) e trocar regularmente a sacolinha. Outro cuidado importante é sempre lavar as mãos com sabão após tocar na tampa da lixeira.

2-Ovo (quase) cozido

Hummm… aquele ovo com gema mole… Uma delícia que pode acabar com a sua saúde!

Salmonella é uma bactéria naturalmente presente em alimentos de origem animal: Ovos, leite e carne.

Ela pode causar intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Os sintomas incluem diarreia, vômito, dor abdominal e falta de apetite.

Felizmente, a Salmonella é sensível ao calor. Por isso, ovos bem cozidos, leite pasteurizado e carne bem passada tem menores chances de veicular esse perigoso microrganismo.  

3-Lavar verduras e outros vegetais só com água

A maioria das pessoas só lava as verduras outros vegetais em água corrente, na pia, mesmo.

O que pouca gente sabe é que essa ação é insuficiente para livrar os alimentos dos microrganismos causadores de doenças.

Comum nos vegetais, a presença de lesmas pode veicular o parasita Angiostrongylus Cantonensis, que provoca dores abdominais, musculares e dores na cabeça e na nuca. A doença chamada angiostrongilose pode ter formas físicas e neurológicas.

Outros vírus e bactérias que causam doenças também podem infectar frutas, verduras e legumes sem que qualquer sinal visual seja detectado. E. Coli e Rotavírus, por exemplo, são microrganismos transportados em resíduos de fezes, que podem causar diarreia grave, vômitos e intoxicação alimentar. Os resíduos de fezes podem estar presentes nos alimentos devido ao uso de água contaminada durante o cultivo ou de más condições de transporte e acondicionamento.

Para evitar essa avalanche de possibilidades patológicas, é possível higienizar os alimentos vegetais começando pela água corrente da torneira. Depois, é preciso deixar frutas, verduras e legumes de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária ou Hipoclorito de Sódio (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água.

Chega de cometer erros na cozinha que causam doenças!

Com ações simples e diárias de limpeza é possível evitar cometer erros na cozinha que causam doenças. Apenas o uso de produtos bactericidas já pode ser de grande ajuda, reduzindo a presença desses indesejados invasores.

Existem ainda muitas outras condições que podem promover a proliferação de bactérias. Essas citadas anteriormente, são apenas as três principais.

Você consegue se lembrar de outro erro comum na cozinha?

Se consegue lembrar, não perca tempo e deixe seu comentário!

Você já conhece a Loja Online ProSaúde? Faça uma visita, clicando AQUI!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 1 =

Categorias

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Últimos posts:

Veja também: